27/03/2020

.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Governo proíbe deslocações
 rodoviárias de fim de semana e Páscoa

O Ministro da Administração Interna anunciou, esta sexta-feira, "que não serão toleradas as chamadas deslocações de fim de semana" e ao longo do período da Páscoa.

A fiscalização nas estradas, em particular em direção ao Algarve, vai ser reforçada aos fins de semana e durante o período de Páscoa, que se celebra a 12 de abril, para evitar deslocações fora do dever geral de recolhimento em vigor desde domingo, 22 de março.
.
SEM TRÂNSITO
"Nesse sentido, o Ministro da Administração Interna apela a todos os portugueses para permaneçam em casa, limitando as viagens ao estritamente necessário", informou o Ministério da Administração Interna (MAI), em comunicado.

"Uma vez que põem em causa a saúde dos próprios e a saúde dos portugueses, não serão toleradas as chamadas deslocações de fim de semana" diz o comunicado, adiantando que "o Ministro da Administração Interna deu esta sexta-feira orientações às Forças de Segurança para intensificarem a fiscalização rodoviária durante o fim de semana e ao longo do período da Páscoa, sobretudo em direção ao Algarve."

O documento, cujas determinações resultam da terceira reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, que decorreu esta sexta-feira à tarde, recorda aos cidadãos o que é permitido ao abrigo do Dever Geral de Recolhimento, como é o caso das deslocações par aquisição de bens e serviços ou para o trabalho.

Deslocações por motivos de saúde, para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica ou tráfico de seres humanos, de crianças e jovens em risco, e para assistência de pessoas vulneráveis ou com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes também são permitidas

Esta determinação não impede deslocações para visitas, quando autorizadas, ou entrega de bens essenciais a pessoas incapacitadas ou privadas de liberdade de circulação ou deslocações para ações de voluntariado social, entre outras.

Deslocações de curta duração para atividade física individual ou passeio de animais de companhia são igualmente permitidas.

Portugal está em Estado de Emergência desde 22 de março. Uma medida determinada para tentar travar a pandemia da Covid-19, que já causou 76 mortos e infetou mais de quatro mil pessoas.

* Medida correcta. Muita atenção aos emigrantes desobedientes, têm as mesmas obrigações que os portugueses que mantém as fronteiras lusas.

.

Sem comentários: