24/03/2020

.
HOJE  NO 
"A BOLA"
Oficial:
 Jogos Olímpicos adiados para 2021

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, anunciou esta terça-feira que os Jogos Olímpicos Tóquio-2020, com início previsto para 24 de julho, vão ser adiados um ano.
.
«Propus o adiamento por cerca de um ano e o presidente [do Comité Olímpico Internacional] Thomas Bach concordou a 100 por cento», anunciou, em declarações aos jornalistas.

O COI emitiu depois um comunicado conjunto com o Comité Paralímpico, dando conta da reunião, tendo ficado definido o adiamento por um ano, «mas não mais tarde que o verão de 2021»,  e que a competição ficará com o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.

«Foi ponderado o efeito da pandemia na vida de todas as pessoas e o significativo impacto na preparação dos atletas para os Jogos», refere um comunicado, que cita o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que ontem sublinhou que a pandemia «está a acelerar».

«Concluímos assim que esta Olimpíada será remarcada para uma data para lá de 2020, mas não depois do verão de 2021, de modo a salvaguardar a saúde dos atletas e de todos os envolvidos na organização dos Jogos. A chama olímpica continuará no Japão de modo a ficar como um sinal de esperança ao fundo do túnel», lê-se.

Após uma reunião no domingo, tinha ficado decido que o COI ia esperar mais 4 semanas até tomar uma decisão final.

* Não é tarde demais mas incompreensivelmente tardio.

.

Sem comentários: