26/05/2019

.

8-FUTURANDO
O relógio biológico e a nossa saúde


01:05 Você se considera uma pessoa de hábitos mais noturnos ou funciona melhor durante o dia? Tem gente dos dois tipos. Esta semana o Futurando destaca a importância de adequar a sua rotina ao ritmo biológico do seu corpo. Não dá para viver na contramão do nosso próprio organismo. O risco é de adoecer. No que diz respeito ao trabalho, é preciso prestar atenção à dinâmica de turnos para não atrapalhar o rendimento. 

07:08 Um exemplo onde a necessidade dessa adequação também pode ser claramente percebida é na prática de esporte. Para algumas pessoas, em determinadas horas do dia é mais fácil se exercitar que em outras. Pesquisadores da Universidade de Basileia, na Suíça, testaram o desempenho e resistência de atletas em diferentes períodos, com e sem luz natural. 

14:02 Outra questão abordada neste programa é o resfriado. Quem nunca associou a queda de temperatura a uma gripe? É praticamente automático, mas será que tem base científica? Foi o que a nossa reportagem investigou. O fato é que ao longo da história inúmeros estudos tentaram responder a essa pergunta, mas o debate permanece e você vai entender o porquê. 

17:56 Você sofre de diabetes ou conhece alguém que enfrenta a doença, inclusive com injeções diárias de insulina? O Futurando mostra que novas pesquisas sugerem que a injeção, por exemplo, pode ser dispensada em alguns casos com a ajuda de uma dieta restrita e emagrecimento. Seria uma possível cura? Há médicos que dizem que sim. 

22:38 Incurável ainda é o reumatismo, uma doença que engloba diversas outras e que provoca limitação nos movimentos. A limitação é consequência de danos nas articulações. Danos, aliás, irreversíveis porque articulações não voltam a seu estágio original uma vez prejudicadas por qualquer que seja o motivo. Mas, no caso do reumatismo, apesar de não haver cura, há formas de retardar o avanço da doença. 
.
FONTE:  DW Brasil

.

Sem comentários: