04/02/2019

RICARDO GONÇALVES CERQUEIRA

.






Com o fogo não se brinca

Resumidamente, a história é esta: A 20 de janeiro, num domingo de manhã, a PSP é chamada a intervir de urgência em Vale de Chícharos, Bairro da Jamaica, no Seixal. Na origem estão desacatos provocados por duas mulheres, familiares, que comemoravam o aniversário de uma amiga comum. Lá chegados, os agentes da brigada de intervenção foram recebidos com insultos e apedrejados por membros da família em conflito.
 .
A degradação deste bairro e a ausência absoluta de condições mínimas de sobrevivência para os que lá vivem estão documentadas e são sobejamente conhecidas.Composto por uma comunidade de raízes africanas com baixas qualificações e onde a situação de desemprego é a regra, o Jamaica é a ilustração fiel do processo de guetização em curso em diversos bairros sociais da Grande Lisboa. Sucessivos governos, anos consecutivos da mesma governação autárquica e um sem fim de "políticas públicas inclusivas" resultaram no que está à vista!
.
O cenário, só por si, recomendaria prudência na reação e bom senso no uso do verbo. Acontece, porém, que Joana Mortágua tem uma conta de Facebook e Mamadou Ba dispõe de tempo de antena. E quanto a isto, nada há a fazer.
.
Joana Mortágua, dirigente muito querida no BE de Almada, imbuída do espírito de razoabilidade que se lhe reconhece, entende temperar o assunto com a publicação de um vídeo sobre a "violência gratuita da PSP" e os "4 minutos que sintetizam a violência policial e o racismo neste país".
.
Mas como no Bloco as mentes mais capazes brilham aos pares, Mamadou Ba, assessor parlamentar do partido e dirigente da Associação SOS Racismo, entendeu adicionar a dose de ponderação e de razoabilidade que faltava. Num texto publicado no Facebook, Mamadou Ba refere-se à intervenção dos agentes da PSP como "a violência policial, que um gajo tenha de aguentar a bosta da bófia e da facho esfera é uma coisa natural, agora levar com sermões idiotas de pseudo radicais iluminados é já um tanto cansativo, carago".
.
Diante do barril de pólvora social, Joana e Mamadou comportaram-se como o pirómano diante do fogo. O desrespeito e as palavras de ódio que dirigiram às forças de segurança não podem ser dissociados do que se passou ? e vem passando ? desde então. Na madrugada de domingo seguinte, a esquadra da PSP da Bela Vista foi atacada. Na segunda-feira, na Avenida da Liberdade, quatro jovens acabaram detidos por atirarem pedras a agentes da Polícia. Durante três dias consecutivos que automóveis e caixotes do lixo são incendiados durante a noite.
.
Parece que Mortágua e Mamadou Ba não perceberam que com o fogo não se brinca, porque se o incêndio se descontrola não há quem se salve.
 .
*Gestor de empresas 

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
01/02/19 

.

Sem comentários: