05/12/2019

.
HOJE  NO 
"A BOLA"
Presidente federativo 
apanhado com ‘doping’

O espanhol Pedro Romero, 37 anos, que em 2008 correu pela LA-MSS e em 2009 pelo CC Loulé-Louletano e é, atualmente, presidente da federação da estremadura de ciclismo, foi suspenso por quatro anos pela Agência Espanhola para Proteção da Saúde no Desporto (AEPSAD) por acusar positivo a ‘Darbepoetina alfa’, forma sintética de EPO que aumenta os níveis de células vermelhas no sangue. O controlo foi efetuado em outubro do ano passado, na Picota Bike Race, prova de todo o terreno na qual Romero foi segundo classificado, quando já exercia o cargo de presidente.
.
«Sou inocente, não tenho nada a ocultar e questiono o sistema. Ainda não tenho conhecimento oficial da pena de quatro anos, estou suspenso preventivamente desde novembro do ano passado, lutando contra um longo processo. Foram realizadas três análises ao sangue em semanas diferentes. A primeira deu negativo, a segunda foi inconclusiva e a terceira deu positivo, mas negativo na urina. Seria a primeira análise que deu positivo no sangue e negativo na urina, que estava normal e cumpria os critérios de validade», afirmou Romero, adiantando não ter sido cumprido o protocolo de conservação e transporte das amostras e que as mesmas não se encontravam seladas.

Eleito presidente da federação extremenha em finais de 2016, Romero, atual campeão de Crosse Country Maratona XCM e campeão do Open de Espanha anunciara, em junho deste ano, que esta seria a sua última temporada como atleta. Para já garante que não se vai demitir, embora tenha colocado o cargo federativo à disposição da junta diretiva e da direção geral do desporto. 

* São raros os delinquentes ou criminosos que não reclamam inocência, tornou-se hábito, em Portugal há muitos.

.

Sem comentários: