.
"A nossa cotação preliminar de crédito 'BB-' do grupo TAP reflete a posição de liderança no centro de aeroportos de Lisboa, onde detém 55% das faixas horárias e que utiliza para conexões em toda a Europa", pode ler-se na nota da Standard and Poor's, que prevê um EBITDA ajustado de entre 650-680 milhões de euros em 2020 e de cerca de 800 milhões em 2021.
A Standadrd and Poor's disse que a TAP tem o menor volume de passageiros transportados entre as companhias aéreas que avalia. Em 2018 a companhia de transporte aéreo lusa transportou cerca de 16 milhões de pessoas, enquanto que a Lufthansa transportou 142 milhões de passageiros.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Standard and Poor's fixa rating da TAP
no terceiro nível de "lixo"
A agência de cotação financeira atribuiu um "rating" inicial de "BB-" à empresa de transporte aéreo portuguesa, o que se situa no terceiro patamar do nível considerado "lixo".
A Standard and Poor's fixou o "rating" da TAP - Transportes Aéreos
Portugueses em "BB-", que se situa no terceiro patamar do nível
considerado "lixo", com um "outlook" estável, num dia em que a empresa
liderada por Antonoaldo Neves disse que ia ao mercado procurar
financiar-se no valor de 300 milhões de euros, através da emissão de
obrigações a cinco anos para investidores institucionais.
.
Esta
é a primeira vez que a TAP obtém um "rating" por parte de uma agência
internacional e agora aguarda a atribuição de "rating" por uma segunda
entidade internacional. A Standard and Poor's atribuiu esta
classificação de crédito de "BB-" quer à Transportes Aéreos Portugueses,
SGPS, como à sua subsidiária e negócio "core" Transportes Aéreos
Portugueses, S.A.
"Não esperamos que a TAP gere um 'cash flow' operacional positivo em
2019-2020, devido ao seu largo programa de investimento, mas o aumento
da rentabilidade deve conduzir a uma queda gradual no rácio da dívida
face ao EBITDA para entre 5,5-6 vezes em 2020, de 7,8 vezes em 2018,
suportando um perfil de crédito de 'B'", disse a agência, em
comunicado.
No mesmo comunicado, a agência referiu que "o
'outlook' estável reflete a nossa visão de que a TAP poderá reduzir e
manter a sua dívida ajustada ao EBITDA abaixo de 6,5 vezes nos próximos
12 meses, enquanto continua o seu pesado investimento na transformação
de frota", adiantando que "esperamos que a empresa venha a completar a
emissão de aproximadamente 300 milhões de euros em 2019 e que use esse
procedimento para pagar os empréstimos bancários existentes".
Hoje a TAP anunciou que vai avançar com uma emissão de obrigações a cinco anos de 300 milhões de euros
com o objetivo de refinanciar dívida existente e estender a maturidade
média. Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)
a companhia aérea detalha que a emissão de obrigações, que vencem em
2024, é destinada apenas a investidores institucionais.
De
acordo com a Bloomberg, o "road show" terá lugar entre 19 e 22 de
novembro, e os bancos responsáveis pela operação são o Morgan Stanley, o
Citi e o JPMorgan.
"A nossa cotação preliminar de crédito 'BB-' do grupo TAP reflete a posição de liderança no centro de aeroportos de Lisboa, onde detém 55% das faixas horárias e que utiliza para conexões em toda a Europa", pode ler-se na nota da Standard and Poor's, que prevê um EBITDA ajustado de entre 650-680 milhões de euros em 2020 e de cerca de 800 milhões em 2021.
A Standadrd and Poor's disse que a TAP tem o menor volume de passageiros transportados entre as companhias aéreas que avalia. Em 2018 a companhia de transporte aéreo lusa transportou cerca de 16 milhões de pessoas, enquanto que a Lufthansa transportou 142 milhões de passageiros.
Apesar
de esta ser a primeira vez que a Standard and Poor's avança com uma
nota de "rating" para a TAP, já o fez para outras empresas do mesmo
setor. Abaixo do "BB-" fixado para a TAP, a agência financeira cotou o
"rating" da Turkish Airlines com um "B+". Também com um "BB-" surgem a
American Airlines e a LATAM. A liderar o nível do "rating" dado pela
S&P dentro deste setor estão a Ryanair e a easyJet com "BBB+", três
patamares acima do nível considerado de "lixo".
* TAP= Take Another Plane?
.
Sem comentários:
Enviar um comentário