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"JORNAL DE NOTÍCIAS"
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Exposição de Joana Vasconcelos em Bilbau foi a 13.ª mais vista no mundo
A
exposição "I'm Your Mirror", da artista portuguesa Joana Vasconcelos,
que esteve patente no Museu Guggenheim Bilbao, Espanha, foi a 13.ª mais
visitada no ano passado a nível mundial, de acordo com a publicação
especializada The Art Newspaper.
A
mostra de Joana Vasconcelos, atualmente patente no Museu de Serralves,
no Porto, foi vista em Bilbao por cerca de 649 mil pessoas, a uma média
de 5600 por dia.
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"I'm
Your Mirror", que pode ser visitada até 24 de junho no Museu de Arte
Contemporânea de Serralves, estende-se pelo Parque de Serralves e até
pela avenida Marechal Gomes da Costa.
A
exposição inclui mais de 30 obras de Joana Vasconcelos, realizadas de
1997 até à atualidade, 14 das quais novas, reunindo alguns dos trabalhos
mais distintos e emblemáticos da artista.
Entre
as peças novas apresentadas em Espanha e agora em Serralves conta-se
uma máscara veneziana com 2,5 toneladas, feita com 231 molduras de duplo
espelho, e um anel solitário, de três toneladas, com 112 jantes de
carro e 1.324 copos de cristal.
A lista
das 20 exposições mais visitadas em 2018 em museus de todo o mundo, da
The Art Newspaper, é liderada por "Heavenly Bodies: Fashion and the
Catholic Imagination", que esteve patente no Metropolitan Museum of Art
(Met), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, de 10 de maio a 08 de outubro
do ano passado.
A exposição, que
"misturou obras de arte religiosas, incluindo 42 peças eclesiásticas da
sacristia da Capela Sistina, com Alta Costura", foi visitada por cerca
de 1,7 milhões de pessoas, numa média de quase onze mil visitantes por
dia.
De acordo com a publicação, cerca
de 1,43 milhões de pessoas viram o corpo principal da exposição, que
esteve patente no edifício principal do museu, na Quinta Avenida, e
cerca de 230 mil visitaram a extensão no bairro de Washington Heights.
A
mostra tornou-se também na mais visitada do Met, quebrando o recorde de
visitantes de "Treasures of King Tutankhamun", de cerca de 1,4 milhões
de pessoas, em 1978.
No segundo lugar da lista surge outra mostra que esteve patente no Met: "Michelangelo: Divine Draftsman and Designer".
Entre
13 de novembro de 2017 e 12 de fevereiro de 2018, a exposição, que
reuniu escultura e mais de cem desenhos da autoria de Michelangelo, foi
visitada por cerca de 702 mil pessoas, numa média de 7.900 visitantes
por dia.
O terceiro lugar do top é
ocupado "Do Ho Suh: Almost Home", que esteve patente no Smithsonian
American Art Museum, em Washigton DC, entre 16 de março e 5 de agosto.
A mostra, centrada no trabalho do artista coreano Do Ho Suh, registou 1,1 milhões de visitantes, numa média de 7.900 por dia.
O
primeiro museu europeu a surgir na lista é o Guggenheim Bilbao, no 12.º
lugar, com a exposição "Chagall: The Breakthrough Years", que, entre 1
de junho e 2 de setembro, recebeu cerca de 453 mil visitantes, numa
média de 5600 por dia.
Exposições
temáticas nos museus de Xangai, na China, nos museus nacionais de Tóquio
e de Quioto, no Japão, no Louvre, no Grand Palais e na Fundação Louis
Vuitton, em Paris, estão entre as mais visitadas de 2018, transformando
estas instituições, com o Guggenheim Bilbao, o Met e o Smithsonian, nas
dominantes do 'top 20' do The Art Newspaper.
A
exceção é o Centro Cultural do Banco do Brasil, que surge em 11.º lugar
com a exposição "Disruptiva", associada ao Festival Internacional de
Linguagem Eletrónica (FILE), patende de 13 de abril a 4 de junho do ano
passado, que mobilizou 5813 visitantes por dia, num total de 264 mil
visitantes.
De acordo com o site da
instituição, a mostra permite ao público "experimentar formas inusitadas
de interagir com a arte eletrónica", como "tocar, pular, balançar,
imergir, jogar e brincar com a instalação (...), ser embalado a vácuo,
mudar de cabeça e balançar num mundo real e virtual".
O FILE, segundo o centro cultural, é "o maior evento de arte e tecnologia da América Latina".
O
festival realiza-se todos os anos em São Paulo, Brasil, e leva
regularmente exposições a cidades como Rio de Janeiro, Vitória, Belo
Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, São Luís e Brasília.
* Uma portuguesa que nos acalenta o ego, não há ministro que o faça e nenhum vai para o desemprego.
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