09/02/2019

.
NA COZINHA/38
 TRUQUES QUE FACILITAM
MAIS MEIA DÚZIA

7. Use uma colher de pau para a panela não transbordar


Não era apenas para ter um apoio para a colher de pau que a sua mãe a deixava apoiada fora a fora em cima da panela com comida cozinhando. Algumas comidas, como arroz, batata ou o leite, ao serem fervidas, tendem a criar espuma e podem transbordar. Mas isso não vai acontecer se colocar uma colher de pau deitada sobre a panela, fazendo uma ponte. Experimente e veja se funciona. de comer.

8. Descasque gengibre sem desperdiçar 

 O gengibre deixa receitas doces e salgadas muito mais gostosas e saudáveis. Mas não é tão rápido de descascar porque a casca é fina, e precisa-se cuidado para não desperdiçar. O segredinho é substituir a faca por uma colher e raspar a casca ao invés de cortá-la. Vai sair com mais facilidade, rapidez e melhor aproveitamento da raiz. Faça o teste.

9. Descasque alho sem stress

Se tirar a casca do gengibre já é um pequeno teste de paciência, na vez do alho fica um pouco pior. Aqui o problema nem é tanto a dificuldade, pois a casca dele é soltinha, mas é-se obrigado a pegá-lo firme e o cheiro ficar impregnado nas mãos. Para facilitar essa tarefa mais um dos truques de cozinha, devem-se colocar os dentes de alho soltinhos dentro de um pote, tampar e agitar bem. Quando abrir vai ver que as cascas estão soltas e vai ser muito mais fácil removê-las. Outra dica que funciona bem é pegar a cabeça do alho inteira e colocar alguns poucos segundos no micro-ondas. Não deixe amolecer ou aquecer, é só para que a casca se solte, cerca de 15 segundos no máximo. elétrico.


10. Mantenha a temperatura do vinho ou champanhe sem deixar aguado 


Tem certas bebidas que precisam ser bem geladinhas, mas não combinam com gelo, como é o caso do vinho branco e do champanhe. Nesse caso, para poder beber devagar sem se preocupar com a temperatura, antes de abrir a bebida coloque um cacho de uvas no congelador. Na hora de servir, pegue as uvas e use-as em substituição ao gelo, colocando entro do copo para que elas mantenham a temperatura da bebida sem derreter e deixar aguado. Esse é um bom truque para fazer quando receber convidados. 

11. Tenha sorvete na consistência certa

Sorvete não pode ser mole demais parecendo mousse, nem duro demais parecendo pedra. Ele tem a consistência perfeita, que é firme, mas cremosa. Porém, só colocando no congelador nem sempre funciona. Uma dica que pode dar certo, dependendo da temperatura que vai estar no frigorífico, é colocar o pote de sorvete dentro de uma sacola e deixá-lo por lá. A sacola mantém o calor e ele não vai congelar a ponto de endurecer demais.
 
12. Aproveite as ervas frescas que amarelaram 

 Não precisa deitar fora as ervas que comprou para tempero e demorou para usar. Se  começaram a amarelar, a dica é misturá-las com azeite, colocar tudo em forminhas de gelo e preservar para usar com tempero. Esse é um dos óptimos truques de cozinha, pois é uma forma de economizar e de comer mais saudável do que comprar os caldos prontos. 
 .
FONTE:

Sem comentários: