31/01/2019

.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
I Simpósio de Cirurgia Bariátrica
 no HDES

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Divino Espírito Santo, leva a cabo amanhã (sexta-feira, 1 de fevereiro), o I Simpósio de Cirurgia Bariátrica, que conta com mais de 85 participantes. 
.
É CIÊNCIA, NÃO HÁ MILAGRE
Esta iniciativa tem como objetivos apresentar e implementar uma nova técnica de Cirurgia Bariátrica - Minibypass Gástrico; dar a conhecer a atividade do serviço e da equipa multidisciplinar, assim como, a referenciação para a mesma.
Trata-se de um evento com oradores de prestígio a nível internacional e nacional onde será apresentada uma técnica que tem tido maior expressão nos últimos tempos no tratamento cirúrgico da Obesidade, através de um curso de Minibypass Gástrico (MGB), ministrado pelo cirurgião que a elaborou e a tem difundido a nível mundial, Robert Rutledge, explica nota de imprensa.

Seguir-se-á uma reunião de Abordagem Multidisciplinar para o tratamento da Obesidade, onde participam várias especialidades afetas a esta consulta.

A sessão solene de abertura está agendada para as 9 horas, no auditório do hospital.

* Gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica) que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.
É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos. Nos USA são efectuadas 300 mil cirurgias deste tipo por ano

** A classificação da obesidade é de acordo com o IMC =(Peso/altura²) O aumento de peso atualmente está divido em:
  • Abaixo de 18,5 - Abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 25 - Peso ideal
  • 25 a 29,9 - Sobrepeso
  • 30 a 34,9 - Obesidade Grau I
  • 35 a 39,9 - Obesidade Grau II
  • Acima de 40 - Obesidade Grau III (ou mórbida)
IMC- Índice de Massa Corporal

 "WIKIPEDIA"
.

Sem comentários: