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HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
"DINHEIRO VIVO"
TAP é a companhia aérea com
mais atrasos do mundo
Atrasos custaram mais 40 milhões do que em 2017, revelou CEO. Mais pessoal e compra de aviões resolve parte do problema... mas aeroporto tem de ajudar
Até setembro, foram 100 milhões “deitados
fora, perdidos”, lamentou Antonoaldo Neves, referindo-se ao custo dos
atrasos da TAP no ano que terminou há dias. Problemas que a companhia
aérea portuguesa pretende solucionar com as contratações de pessoal de
bordo e a compra de aviões, levadas a cabo desde a privatização.
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Com 37 aviões a estrear já em 2019 e a contratação de 500 pilotos e mil tripulantes de cabine entre 2018 e 2019, segundo revelou o presidente executivo da TAP, Antonoaldo está empenhado em resolver um “problema sério” e que traz má publicidade a uma companhia que tem potencial para estar cotada entre as melhores do mundo. Mas os esforços da transportadora portuguesa não resolvem tudo, conforme tem dito o CEO: se no aeroporto não se der a evolução necessária, parte dos problemas continuará.
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Com 37 aviões a estrear já em 2019 e a contratação de 500 pilotos e mil tripulantes de cabine entre 2018 e 2019, segundo revelou o presidente executivo da TAP, Antonoaldo está empenhado em resolver um “problema sério” e que traz má publicidade a uma companhia que tem potencial para estar cotada entre as melhores do mundo. Mas os esforços da transportadora portuguesa não resolvem tudo, conforme tem dito o CEO: se no aeroporto não se der a evolução necessária, parte dos problemas continuará.
Há dois dias, a Bloomberg revelou que a TAP é
a companhia com mais atrasos do mundo, segundo o ranking da OAG
(empresa que reúne informação sobre as transportadoras), com 42,4% dos
voos a aterrar com pelo menos 15 minutos de atraso. Àquela publicação, a
empresa liderada por Antonoaldo Neves realçou a evolução de pessoal e
aeronaves promovida nos últimos tempos como essenciais para ajudar a
retificar a situação e justificou parte dos desvios com os “enormes
constrangimentos ao nível da infraestrutura” de Lisboa, afirmando estar a
trabalhar em conjunto com a gestora aeroportuária ANA e o governo para
mitigar essas falhas.
Antonoaldo Neves reconhece parte da
responsabilidade nos atrasos e cancelamentos deste ano: “Nós tínhamos
menos pilotos do que precisávamos, estávamos dependentes da boa vontade
do pessoal para trabalhar em dias de folga ou férias e isso não é
sustentável”, afirmou o CEO em dezembro, revelando a ambição de pôr a
pontualidade média da companhia nos 80% (hoje está nos 60%). “Mas sem as
questões do aeroporto estarem resolvidas não será possível atingirmos a
fasquia que desejamos”, avisou.
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AS MAIS ATRASADAS |
A ANA tem recusado responsabilidades nos atrasos e cancelamentos da
operação da TAP, mas a companhia garante que a situação de esgotamento
do aeroporto tem influência – e não é pouca. “A limitação da
infraestrutura não só atrapalha como inviabiliza o crescimento da
aviação em Portugal”, afirmou Antonoaldo no ano passado, destacando as
“limitações no taxiway, assim como da saída rápida da pista 3/21 e a
necessidade de usar a 17/25 como taxiway para ampliação do
estacionamento”.
* A ANA desde que é francesa tornou-se apenas um sorvedouro de dinheiro para quem utiliza os aeroportos portugueses, gestão já era. Foi um grande negócio para o PSD/CDS.
Quanto à TAP estamos a regressar ao tempo de "Take Another Plane".
* A ANA desde que é francesa tornou-se apenas um sorvedouro de dinheiro para quem utiliza os aeroportos portugueses, gestão já era. Foi um grande negócio para o PSD/CDS.
Quanto à TAP estamos a regressar ao tempo de "Take Another Plane".
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