17/01/2019

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Caramulo vai perder a fábrica das águas 

Os 26 funcionários vão ser alvo de despedimento coletivo ou então serão deslocalizados.

O Super Bock Group anunciou o encerramento do Centro de Produção das águas do Caramulo, em Varzielas, Oliveira de Frades, no sopé da serra que lhe dá nome, em fevereiro.
.
O fecho implica a perda de 26 postos de trabalho e vai ter um forte impacto social e económico na região, até porque este produto é o que promove a região do Caramulo em todos os cantos do Mundo.

A decisão do Super Bock Group foi comunicada aos funcionários e ao presidente da autarquia na sexta-feira. Ao autarca foi por telefone. "Fui apanhado de surpresa e não deu tempo para argumentar", disse esta quarta-feira ao CM Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Oliveira de Frades, que está "naturalmente preocupado" com as consequências da atitude do grupo empresarial. "Sexta-feira [amanhã], eu e os meus colegas de Tondela e Vouzela vamos reunir com o grupo para ver o que ainda é possível fazer. Está aqui em causa um golpe negativo nesta região", acrescentou o autarca.

A empresa justifica a decisão com "a quebra significativa do volume de negócio ao longo dos anos, considerando a baixa procura pela marca nos mercados externos e internos" - a queda das vendas cifra-se nos 50 por cento, sendo que a produção atual é cerca de um terço da capacidade total da unidade.

Aos 26 funcionários a empresa garante indemnizações superiores ao previsto na lei ou a possibilidade de irem trabalhar para outra empresa do grupo, no Porto ou em Castelo de Vide. O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal lembra que se trata de "uma zona altamente debilitada em termos de emprego".

* Infelizmente vão fechar muitas empresas em 2019 e as causas são conhecidas, entre elas a má gestão, o lucro imediato e a ausência de projectos de sustentabilidade.

.

Sem comentários: