20/04/2018

.

HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Se chegar à rua e estiver tudo sujo não
 se admire. Vem aí chuva com areia

Em Espanha é certo que aconteça. IPMA explica que é apenas uma "deposição"

O Sul de Portugal poderá ver-se a contas com uma chuva com poeiras já este fim de semana. "Pode ocorrer em especial no sotavento algarvio e na fronteira com Espanha, na zona do Alentejo e Guadiana", disse Ângela Lourenço, do IPMA, ao DN.

No entanto, a possibilidade maior de acontecer uma chuva de poeiras - é quase certo que aconteça - é em Espanha, devido a ventos provenientes do Norte de África, segundo o El Español.

"A probabilidade maior será mesmo em Espanha", confirma a mesma fonte do IPMA.
 .
"Não é de descartar" que possa acontecer mais a norte, até no "alto Alentejo", mas "a propagação das poeiras é de facto esperada para Espanha".

O que acontecem, explicou também Ângela Lourenço, é uma "deposição", pelo que não existirão grandes preocupações em termos de saúde.

"As poerias estão na atmosfera e a chuva arrasta as poeitras para o solo. O impacto maior será mesmo na sujidade dos carros e nas estruturas que estão nas ruas. Mas os carros é normalmente aquilo que se deteta mais facilmente" acrescentou.

A chuva regressou esta sexta-feira a Portugal e irá permanecer pelo menos até segunda-feira, já afirmou também o IPMA, prevendo-se uma descida da temperatura máxima entre 4 e 6 graus. Está prevista também a ocorrência de trovoada e vento que poderá ser temporariamente forte.

* A "prima vera" é assim, caprichosa!

.

Sem comentários: