10/02/2018

.
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Do impulso do Galo ao equilíbrio do Cão: o que traz o Ano Novo Chinês aos mercados?

Sexta-feira começa o Ano Novo Chinês, do Cão, caracterizado pelo equilíbrio e tolerância. O chairman do Lloyd George Management, em Hong Kong, lembra que os últimos anos do Cão foram positivos para as bolsas. Os sinais de robustez da economia global levam a crer que este também poderá ser, mas poderá ser também de volatilidade.

Segundo o calendário lunar chinês, o Ano do Galo termina na próxima sexta-feira, dando lugar ao Ano Novo do Cão. Reza a tradição que o ano que termina é de impulsividade e criatividade, enquanto o novo é de equilíbrio e tolerância.
.
Os últimos dias do Ano do Galo foram tudo menos tranquilos nos mercados – não só chineses, mas globais – e a grande questão é se o Cão vai mesmo dar um empurrão ao equilíbrio.

“O Ano Novo Chinês cai a 16 de fevereiro, quando começa o Ano do Cão Terra. No passado, este foi um bom ano para os investidores, mais recentemente em 1970, com algum crescimento da volatilidade”, explicou Robert Lloyd George, chairman e CIO do Lloyd George Management, em Hong Kong, numa nota aos clientes.

O último ano do Cão foi em 2006, ano que precedeu a crise financeira nos Estados Unidos. Na altura, a bolsa de Xangai disparou 138%, abaixo dos 116% do Dow Jones. O primeiro ano chinês do Cão sobre o qual existem dados disponíveis relativos ao índice chinês é 1994, ano em que recuou 29% e o norte-americano 2%.

Em 1970, o Dow Jones valorizou 90% e, na altura, ultrapassava pela primeira vez os 5.000 pontos (longe do máximo de janeiro de 2018, acima dos 26.000 pontos).

Para o novo ano, o Lloyd George Management está confiante, após “uma correção saudável” esta semana. “Os mercados estão a apontar para robustez económica, subidas dos salários e inflação moderada, depois de um longo período de crescimento lento e deflação desde 2008”, afirmou o chairman, acrescentando que os resultados empresariais são outro ponto a favor.

“Os lucros vão continuar robustos com o corte nos impostos dos Estados Unidos. A Ásia vai ser um dos principais beneficiários, tanto nas exportações como no consumo doméstico (especialmente a China e a Índia)”, referiu, apontando ainda para o afastamento de dúvidas sobre restrições ao comércio livre.

“A longo prazo, vemos oportunidades de compra”, concluiu.

* Depois da economia intruja só faltava a economia esotérica.

.

Sem comentários: