20/01/2018

.
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Aeroporto de Lisboa fechou 2017 com recorde de 26,7 milhões de passageiros

O crescimento verificado no ano passado no aeroporto de Lisboa foi de cerca de quatro milhões de passageiros a mais em relação a 2016, o mais relevante do conjunto dos aeroportos da ANA

O aeroporto Humberto Delgado encerrou o ano passado com um novo recorde passageiros, com um total de 26,670 milhões de passageiros, mais 18,8% que no ano precedente.
 .
VENDERAM A "ANA"
Segundo os dados divulgados pela Vinci, o grupo francês que controla a gestora aeroportuária nacional, o crescimento verificado no ano passado no aeroporto de Lisboa foi de cerca de quatro milhões de passageiros a mais em relação a 2016, o mais relevante do conjunto dos aeroportos da ANA.

Em termos globais, os aeroportos da ANA registaram no ano passado um recorde global de 51,8 milhões de passageiros, passando pela primeira vez, mas de forma folgada, a barreira histórica dos 50 milhões de passageiros.

Esta marca representou um aumento de 16,5% face ao número de passageiros alcançado em 2016.
Para além do aeroporto de Lisboa, todos os outros aeroportos do país registam recordes de tráfego anual e ultrapassaram pela primeira vez marcos simbólicos”, destaca um comunicado da Vinci Airports.

No aeroporto do Porto superou-se a barreira dos 10 milhões de passageiros, com 10,788 milhões de passageiros, mais 15% que em 2016.

No aeroporto de Faro ultrapassou-se o marco dos oito milhões de passageiros, com  8,727 milhões de passageiros, mais 14,4% que no ano precedente.

No aeroporto do Funchal, passou-se a barreira dos três milhões de passageiros, com 3,371 milhões de passageiros, 7,8% acima do registo verificado em 2016.

Também os aeroportos da ANA nos Açores registaram um aumento, na casa dos 18,7%, para 2,246 milhões de passageiros.

Estes dados apresentados pela Vinci denotam também o crescimento do ‘load factor’ (número de passageiros por avião), uma vez que para um crescimento de 16,5% no número de passageiros movimentados no ano passado nos aeroportos da ANA apenas se registou uma subida de 7,2% nos movimentos de aviões.

Este fenómeno de acréscimo de rentabilidade das companhias aéreas foi ainda mais notório no aeroporto Humberto Delgado: a um crescimento do número de passageiros na ordem dos 18,8% contrapôs-se uma subida de 4,3% no movimento de aviões.

* E Passos Coelho/Paulo Portas privatizaram este negócio.

.

Sem comentários: