20/01/2018

.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
Sondagem: 
Eleição de Rui Rio atira direita 
para novos mínimos

O barómetro Eurosondagem de janeiro voltou a penalizar o PSD. No inquérito feito já após a eleição de Rui Rio, o PSD continua em queda e é o partido que mais desce nas intenções de voto (-1,0%), fixando-se nos 26,9%. Juntando os 7% obtidos pelo CDS, a direita atinge assim um novo mínimo conjunto de 33,9%.
 .
À esquerda, Bloco e PCP têm descidas residuais de 0,1%, registando respectivamente 8,5% e 6,9% das intenções de voto. Somando os 41,3% obtidos pelo PS, que sobe 1,1% em janeiro, as intenções de voto na esquerda voltam a crescer para os 56,7%.

O estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso foi realizado entre os dias 14 e 17 de janeiro,  já depois da eleição de Rui Rio de dia 13.  A expectativa era que a escolha do novo líder pudesse por cobro ao espetáculo embaraçoso que resultou do confronto com Santana Lopes, mas Rio já veio admitir que a “turbulência” está para continuar.

Em causa está a liderança do grupo parlamentar do PSD por Hugo Soares, apoiante de Santana e que, para surpresa de muitos, decidiu não colocar o lugar à disposição. Seja quem for a liderar a bancada, Rio enfrenta agora o desafio de comandar um partido em que os deputados que o representam na Assembleia da República não foram escolhidos por si.

* Esta sondagem não significa nada, é uma tristeza quando a comunicação social dita de esquerda adopta os truques baixos da direita.
Rui Rio ganhou as eleições no PSD, é político experiente e combativo.

.

Sem comentários: