11/10/2018

.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
IMI vai começar a ser pago em maio 
.e valor baixa para 100 euros

O IMI continua a ser pago em três prestações mas o valor baixa para 100 euros e o primeiro pagamento é feito em maio.

O governo quer que a primeira prestação do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) comece a ser paga em maio – um mês depois do que atualmente sucede. Além da alteração das datas de pagamento estão também previstas mudanças nos valores. 
 .
Assim, os proprietários de imóveis com um valor de IMI igual ou inferior a 100 euros passam a pagar o imposto numa única prestação, em maio. Quando o valor superar os 100 euros, mas for inferior a 500, há lugar a duas prestações: maio e novembro.

Quando o IMI supera este patamar, a fatura é dividida em três prestações a serem pagas em maio, agosto e novembro.
 Por comparação com o regime que agora vigora, a grande mudança está nas datas da primeira e segunda prestações, que deslizam um mês, deixando de ser em abril e julho. Além disso, atualmente, há lugar a apenas uma prestação quando o IMI é inferior a 250 euros; duas quando oscila entre os 250 e os 500 euros; e três prestações acima deste valor. 
 Os autarcas receiam o impacto que esta medida pode ter na gestão diária das suas contas, uma vez que vão receber menos dinheiro na primeira prestação e mais tarde.

* Em primeiro lugar não percebemos o texto do título da notícia: "Valor baixa para 100 euros e depois já existem até 3 prestações para valores superiores a 100 euros". É melhor escrever em bom português.
Em segundo referir que as autarquias não recebem menos dinheiro, os autarcas que aprendam a geri-lo.

.

Sem comentários: