19/06/2018

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Quatro arcebispos santos passam 
.a integrar roteiro em Braga 

Iniciativa do Cabido da Sé no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural

São Martinho de Dume (569-579), S. Frutuoso (656-689), S. Rosendo (927-951) e S. Geraldo (1096-1108) são os quatro arcebispos santos de Braga que integram o roteiro esta segunda-feira apresentado pelo Cabido da Catedral, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.
 .
"Aqui está a história de Braga. Podemos conhecer um pouco o período dos suevos, um pouco o ligado aos romanos. Podemos reconhecer que depois vêm os visigodos e, depois, no século XV, aparece um outro. Mesmo para turistas, sobretudo para turistas, esta é uma oportunidade de conhecer a história de Braga", disse o atual arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Numa primeira fase, explicou D. Jorge, o Roteiro dos Quatro Arcebispos Santos de Braga será apresentado aos párocos da diocese, no entanto, o arcebispo aponta ainda a ambição de abrir o roteiro ao turismo.

"Queremos que este roteiro seja calcorreado por pessoas ligadas às paróquias, colocá-lo ao serviço da cidade e também do turismo", referiu, acrescentando que "este roteiro tem grande relevância para o turismo".

As relíquias destes quatro arcebispos santos, que se encontram na Sé de Braga, foram levadas no séc. XII para Santiago de Compostela, de modo a que as esmolas dos devotos destes santos que percorriam o caminho de Santiago não ficassem em Braga e caíssem nos cofres da catedral galega.

Só na última década do século passado, por intervenção do então arcebispo D. Eurico Dias Nogueira, essas relíquias regressaram à Catedral bracarense.

Através deste roteiro, ontem apresentado, pode conhecer-se boa parte da História de Braga e o arcebispo, D. Jorge Ortiga, diz não ter dúvidas de que "quem fizer este roteiro gostará da experiência".

* O "marketing católico das cinzas" esta actividade comercial já existia no séc. XII, a igreja de Santiago surripiou cinzas da igreja de Braga, brilhante.

.

Sem comentários: