19/06/2018

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
EUA abandonaram o Conselho de 
Direitos Humanos da ONU

Confirmou-se a saída dos Estados Unidos desta organização

Os Estados Unidos anunciaram oficialmente esta terça-feira que se retiram do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.
 .
A declaração foi proferida pela embaixadora os EUA na ONU, Nikki Haley, afirmando que a decisão é tomada uma vez que "nenhum outro país teve a coragem de lutar" ao lado dos Estados Unidos para reformar a organização que apelidou de "hipócrita e egoísta".

"Fazemo-lo, mas quero deixar bem claro que este passo não é um recuo nos nossos compromissos relativamente aos direitos humanos", acrescentou a embaixadora, citada pela Reuters.

As ameaças de Washington sobre um possível abandono desta instituição órgão não são novas. Há cerca de um ano, Nikki Haley disse que o país ia rever a sua presença num órgão que boicotou durante três anos - aquando da presidência de George W. Bush -, voltando em 2009, quando Barack Obama era Presidente.

O Conselho de Direitos Humanos foi criado 2006 e tem um item permanente na agenda: suspeitas de violações de direitos humanos nos territórios palestinianos.

* Trump só não é um assassino porque a constituição americana não deixa.

.

Sem comentários: