10/05/2018

.



HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Há um novo malware que pode ler 
.as conversas do WhatsApp

Chama-se ZooPark e está a afetar a aplicação de troca de mensagens WhatsApp no sistema operativo Android. O malware foi detetado pela Kaspersky.

Além de ser um serviço de troca de mensagens utilizado por milhões de pessoas, uma das grandes vantagens do WhatsApp passa mesmo pela capacidade de encriptação das mensagens. O problema é quando existe algo que é capaz de contornar essa vantagem, como é o caso do malware ZooPark.
.
Detetado pela empresa de segurança Kaspersky, é descrito como um “potente e sofisticado” malware que está a afetar o Android, ao ter acesso às informações privadas dos utilizadores. Segundo a Kaspersky, os investigadores da empresa detetaram este malware a atuar em países como Marrocos, Egito, Líbano, Jordânia ou Irão.

Para difundir este malware eram utilizados sites legítimos; depois disso, o ZooPark tinha acesso a contactos, SMS, imagens guardadas no cartão de memória do smartphone, registos de chamadas e dados de aplicações instaladas, além do WhatsApp, como o Telegram. 
.
Segundo a Kaspersky, este malware já estará a infetar dispositivos há vários anos, mas as últimas versões detetadas têm vindo a ficar cada vez mais sofisticadas. A mensagem viral do círculo negro no WhatsApp Além deste malware ZooPark, ainda há outra mensagem que anda a aborrecer os utilizadores do WhatsApp: a mensagem do círculo negro. 
.
Comparando com o ZooPark, trata-se de uma mensagem inofensiva, já que a única coisa que faz é bloquear a aplicação e gastar uns quantos minutos do tempo dos utilizadores. As chamadas ‘correntes’ de mensagens, que circulam por vários utilizadores, já são habituais neste tipo de aplicações de mensagens. Neste caso, o utilizador recebe uma mensagem que pede ao utilizador que não toque no emoji debaixo do texto – o tal círculo negro. 
.
Ao carregar no tal ponto negro, o WhatsApp vai bloquear, mas nada que não possa ser resolvido a fechar e abrir novamente a aplicação. Embora pareça só um emoji normal, o círculo negro camufla vários carateres diferentes, que acabam por bloquear o WhatsApp e, em alguns casos, o smartphone.

* Todo o cuidado é pouco, fique atento.

.

Sem comentários: