02/02/2018

.
HOJE NO
"i"
Governo
Ministro da Educação afirma que
 “não há falta de auxiliares” nas escolas

Tiago Brandão Rodrigues aproveitou ainda a ocasião para revelar que o Governo reforçou os estabelecimentos de ensino com “2.500 assistenciais operacionais”.

“Não há auxiliares em falta. Houve uma nova portaria de rácios assinada por este Governo tal qual como estava comprometido no Orçamento de Estado de 2017.Os procedimentos iniciaram-se com o reforço importante na educação pré-escolar e para os alunos com necessidades educativas especiais. Nestes dois anos podemos reforçar as escolas com 2.500 assistenciais operacionais", afirmou o ministro.
.
Tiago Brandão Rodrigues falava à margem da inauguração da empreitada de reabilitação da escola secundária de Ponte de Lima e, aproveitou a ocasião para garantir que houve reforço nos estabelecimentos nos últimos tempos.

"Nos dois anos de legislatura, o Governo desprecarizou de 3.000" assistentes operacionais que tinham contrato de emprego de inserção e agora têm contratos de trabalho reais".

"Neste momento, todo o processo está desbloqueado, desde setembro, e os auxiliares estão nas escolas a fazer o seu trabalho como parte integrante e absolutamente fundamental das nossas comunidades educativas", garantiu o ministro da Educação.

Educação.
 Diretores de escolas desmentem
 ministro e garantem que há falta 
de auxiliares nas escolas

O Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, desmentiu o ministro da Educação, que referiu hoje que “não há falta de auxiliares nas escolas”.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues disse, esta sexta-feira, em Ponte de Lima, que "não há auxiliares em falta" nas escolas, sublinhando que o Governo reforçou, nos últimos dois anos, os estabelecimentos de ensino com "2.500 assistenciais operacionais".

No entanto, em declarações à Lusa, o presidente da ANDAEP, Filinto Lima, contrariou as declarações de Tiago Brandão Rodrigues. "Diz que não faltam auxiliares nas escolas, mas deve ser nas que conhece. Em muitas escolas continuam a escassear funcionários. A minha escola, por exemplo, deveria ter tido um reforço de mais quatro auxiliares e só teve dois”.

Filinto Lima relembrou ainda que a portaria de rácios, recentemente publicada, continua por cumprir e a “prova disso é que o ministério já prometeu um reforço de mais 500 funcionários no próximo ano”.

* Adivinhe quem está a mentir.

.

Sem comentários: