09/12/2017

.
ESTA SEMANA NA
"GERINGONÇA"
FMI manda toalha ao chão e 
já antecipa crescimento de 2,6%

O FMI decidiu abandonar os palpites catastrofistas e já alinha as suas previsões com aquelas que o Governo inscreveu no Orçamento do Estado para 2017. Há pouco mais de um ano, o FMI esperava que Portugal crescesse uns desapontantes 1% e 1,1% em 2017 e 2018. Hoje, prevê 2,6% e 2,2%, respetivamente. Uma diferença da noite para o dia que reflete uma mudança de perspetiva da instituição sobre o país.
.

No mais recente comunicado de avaliação pós-programa de ajustamento, publicado esta tarde, o FMI destaca o desempenho positivo do investimento este ano, especialmente na construção, que está a ser puxada pelo turismo. Ao mesmo tempo, o consumo das famílias continua forte, com o emprego a manter uma trajetória de recuperação.

Do lado do défice, o Fundo admite que as metas para este ano e para o próximo serão atingidas. Também aqui tem as mesmas previsões que o Governo: 1,4% e 1,1% do PIB.

* Esta do FMI atirar a toalha ao chão não passa duma gabarolice de quem redige a notícia, nós também somos de esquerda mas sem estarmos afectados de esquerdismos visionários. 
Por o FMI se enganar já não há pobres em Portugal? A pobreza está-se nas tintas para as percentagens.

.

Sem comentários: