19/09/2017

. 
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"

Gestores violam a lei na Gaianima Ricardo Almeida, Angelino Ferreira e João Vieira Pinto julgados.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/gestores-violam-a-lei-na-gaianima?ref=portugal_outras
Gestores violam a lei na Gaianima 

Ricardo Almeida, Angelino Ferreira e João Vieira Pinto julgados.

Quiseram, de modo consciente, causar prejuízo à Gaianima [empresa municipal de Vila Nova de Gaia], e beneficiar certas e determinadas empresas e pessoas, usando os poderes que para si decorriam da qualidade de administradores dela para alcançar fins diversos daqueles que a lei lhes conferiu."
.
É desta forma que o Ministério Público acusa Ricardo Almeida, Angelino Ferreira e João Vieira Pinto de abuso de poder e infidelidade - os dois primeiros respondem ainda por peculato de uso. Os arguidos começam hoje a ser julgados.

Os crimes remontam aos anos de 2011 a 2013, quando Ricardo Almeida presidiu ao conselho de administração da Gaianima e os outros dois arguidos eram administradores.

O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidiu levar os arguidos a julgamento, em janeiro, indicando que, na instrução, aqueles "optaram por não afrontar a realidade dos factos que o Ministério Público descreve na acusação". E considerou que, naquele momento, "com a prova indiciária recolhida em inquérito, se recorta com maior e mais acentuada probabilidade a condenação".

Em 2014, uma auditoria externa à Gaianima, com um passivo de 14 milhões de euros, revelava casos de violação da lei dos compromissos e desrespeito pelas regras de contratação pública, que o Ministério Público também refere na acusação - indica ainda que os arguidos geriam a empresa municipal "como bem entendiam, esgotando e agravando os seus recursos, causando prejuízos ao município".

A Gaianima foi extinta em 2015. 

* Que se faça justiça.

.

Sem comentários: