25/03/2017

.
ESTA SEMANA  NA  
"GERINGONÇA"

Técnicos do Banco de Portugal 
queriam retirar idoneidade a Salgado.
.Carlos Costa não deixou

O Público dá conta de uma reunião realizada em dezembro de 2013 em que os responsáveis técnicos da supervisão terão recomendado à Administração do Banco de Portugal a retirada da idoneidade ao Presidente do Banco Espírito de Santo, o que levaria ao afastamento de Ricardo Salgado.
 .
Numa reunião descrita como “tensa” estavam em cima da mesa tanto a degradação da saúde financeira do BES/GES bem como a retirada da idoneidade de Ricardo Salgado pela falta no cumprimento das suas obrigações fiscais. O Governador do Banco de Portugal discordou da retirada da idoneidade alegando não poder fazer uso de “informação privilegiada”.

Os técnicos terão questionado esta interpretação invocando que a informação tinha sido entregue ao banco central pelo próprio Ricardo Salgado. O Presidente do BES viria a sair apenas em junho de 2014 apenas mês e meio antes da resolução do banco.

Esta notícia é conhecida no dia em que Carlos Costa vai ao parlamento responder às questões levantadas nos últimos dias sobre o papel do Banco de Portugal na supervisão do Banco Espírito Santo. Recorde-se que Ricardo Salgado afirmou recentemente que não só o governador nunca lhe pediu para sair como lhe pediu expressamente “para proceder à liderança na família da transição para uma gestão mais profissional e foi o que fiz”.

A audição da Comissão de Orçamento Finanças e Modernização Administrativa deverá ter lugar às 18h, logo após a sessão plenária da Assembleia da República.

* A verdadeira história começa a ser contada e a pôr em causa a competência do sr. Governador do BdP.

.

Sem comentários: