HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Linha Porto-Vigo
vai ser eletrificada em dois anos
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques garante o "compromisso" do Governo espanhol para que a modernização da linha Porto-Vigo seja concluída ao mesmo tempo nos dois lados da fronteira, ou seja, até final de 2019.
.
"Gostava de destacar a excelente coordenação com os nossos colegas espanhóis que em reuniões de trabalho - a nível técnico e depois a nível político com o meu contraparte, o ministro Íñigo de la Serna - combinámos, acordámos entre os dois Governos que os cinco quilómetros que faltam junto à fronteira, de eletrificação do lado espanhol, vão ser concluídos no mesmo prazo da realização das nossas obras", afirmou o governante português.
Pedro Marques, que falava aos jornalistas em Valença à margem do lançamento do concurso público para a eletrificação do último troço da ligação ferroviária do Minho até à fronteira com Espanha, adiantou que os dois Governos "estão completamente coordenados para que, depois, toda a circulação seja realmente em tração elétrica até Vigo".
Segundo dados avançados pela Infraestruturas de Portugal, a requalificação de 92 quilómetros da linha Nine-Viana-Valença, a concluir até 2019, vai representar um investimento global de 83,2 milhões de euros. Pedro Marques disse tratar-se de uma empreitada de "grande complexidade técnica, que exige uma intervenção durante a noite e madrugada, para não afetar a circulação ferroviária normal".
A modernização da linha vai aumentar a segurança e permitir triplicar a capacidade de circulação e comboios de maiores dimensões.
* Quantos passageiros por dia são transportados naquela ligação ferroviária, isto é Porto-Vigo e vice-versa?
.
Sem comentários:
Enviar um comentário