06/03/2017

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Refugiados yazidi chegaram a Guimarães "cansados" mas "felizes"

Já está em Guimarães o primeiro grupo de refugiados yazidi, acolhido no âmbito da parceria entre o Estado português e a União Europeia.

Os 24 cidadãos do Iraque chegaram, esta segunda à noite a Guimarães. "Cansados" mas "felizes", disse Paula Oliveira, vereadora da Câmara de Guimarães, que acompanhou os cerca de 350 quilómetros que os refugiados fizeram de autocarro desde Lisboa até à "cidade-berço".
 .
"Percebeu-se que estavam felizes, porque quando chegamos ao aeroporto e estávamos na sala em que houve uma receção do senhor ministro-adjunto e a sua equipa, há um dos senhores que entrou na sala com um cartaz, um mapa de Portugal e a bandeira nacional, a dizer "thank you Portugal" (obrigado Portugal)", contou Paula Oliveira, à chegada a Guimarães.

O grupo chegou no autocarro da Câmara às 21.50 horas de hoje e foi encaminhado para as instalações da cooperativa Fraterna, onde jantou na mesma mesa que os representantes das 17 instituições do "Guimarães Acolhe". Este consórcio é responsável pelo alojamento dos refugiados em Guimarães, e os que agora chegam vão ficar em sete instituições de igual número de freguesias do concelho: Azurém, Costa, Abação, centro da cidade, Atães, Brito e Pevidém.

Os yazidi são uma minoria étnico-religiosa curda que tem sido perseguida e massacrada na Síria e Iraque por parte dos apoiantes do Estado Islâmico. Portugal já acolheu mais de 1100 refugiados, estando prevista a chegada, nas próximas semanas, de mais um grupo da comunidade yazidi, que ficará instalado em Lisboa. Para além destes, mais 91 cidadãos desta comunidade já registaram a vontade de serem acolhidos em Portugal.

* SEJA BEM VINDO QUEM VIER POR BEM!

.

Sem comentários: