03/12/2016

.

ESTA SEMANA
NA "GERINGONÇA"

Ex-secretário de Estado do Ambiente do PSD envolvido em negócio do lixo italiano

A denúncia partiu de uma reportagem do Sexta às 9 da RTP: Portugal estaria a receber milhares de toneladas de lixo italiano para deposição em aterro. De um total de 60 mil toneladas previstas ao longo de um ano, 2700 já teriam chegado a Setúbal, uma situação considerada inédita pelos ambientalistas.
 .

A questão foi rapidamente levada à Assembleia da República por intermédio dos Verdes e do Bloco de Esquerda, que pediram esclarecimentos urgentes ao ministro do Ambiente. Os deputados fizeram questão de sublinhar que “Itália é um país de risco no que diz respeito ao tratamento de resíduos, sendo que a própria caracterização dos resíduos pode não estar realmente identificada”.

Pouco dias depois, o Ministério do Ambiente fez saber através de comunicado que não entrará mais lixo italiano em Portugal e que o que entrou poderá ser recambiado. O Ministério afirma que as análises laboratoriais demonstraram níveis inaceitáveis de “carbono orgânico dissolvido”, e que a empresa responsável pela importação dos resíduos, a CITRI, foi imediatamente notificada de “eventuais irregularidades” que parecem resultar dessas análises.

Entretanto soube-se ontem que a empresa em questão pertence ao ex-secretário de Estado do Ambiente do PSD, Pedro Afonso Paulo, e que o negócio ascenderia a mais de um milhão de euros. A serem provadas estas irregularidades, a CITRI arrisca-se a uma multa até 216 mil euros.

* Que espanto!!!

.

Sem comentários: