17/11/2016

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Primeira-ministra britânica 
deixou Marcelo à espera no carro

Em visita ao Reino Unido, Marcelo Rebelo de Sousa, conseguiu superar a famosa pontualidade britânica, chegando três minutos mais cedo para a reunião com Theresa May.
.
E três minutos foram suficientes para que, esta quarta-feira, a primeira-ministra do Reino Unido não o recebesse de imediato e deixasse o presidente da República portuguesa à espera no carro, em frente ao famoso n.º 10 de Downing Street, em Londres.

No final do encontro, Marcelo Rebelo de Sousa declarou que "foi positivo ter verificado que a primeira-ministra tem conhecimento da situação financeira e económica portuguesa e que elogiava essa evolução".

"Estava tão satisfeita como nós estamos satisfeitos. Isso é um sinal de amizade. Não há nada como os amigos estarem satisfeitos com as boas notícias que são as notícias de hoje no que respeita à aceitação pela União Europeia do orçamento para 2017".

A saída britânica da União Europeia foi um dos temas abordados no encontro de menos de uma hora na residência oficial da primeira-ministra, durante o qual foram enfatizadas as relações históricas entre os dois países, simbolizadas na observação de uma cópia do Tratado de Windsor, de 1386, retirada dos arquivos nacionais propositadamente para esta ocasião.

O chefe de Estado manifestou o interesse de Portugal em que o processo de saída, denominado 'Brexit', seja pacífico, recusando falar de "preocupações", mas antes do "futuro" das relações do Reino Unido com a União Europeia.

"Portugal tem tido ao longo dos tempos um papel importante porque está muito envolvido na União Europeia. Portanto, fará tudo para que, na ótica da UE, esse futuro corra bem. Por outro lado, conhece há muito tempo o Reino Unido. Não é uma relação de hoje, é uma relação secular. E quando as pessoas se conhecem há muito tempo, tal como quando os países se conhecem há muito tempo, facilita o seu relacionamento", vincou.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou ainda que Theresa May comentou o "apreço pelo papel da comunidade portuguesa" no Reino Unido, que cresceu significativamente nos últimos anos e se estima que ronde atualmente o meio milhão de pessoas.

O Presidente da República iniciou hoje uma visita oficial de trabalho a Londres, que começou por um almoço com potenciais investidores em Portugal e termina com uma receção ao final do dia à comunidade portuguesa na embaixada de Portugal no Reino Unido.

* O título da notícia é venenoso embora Theresa May não prima pela educação.

.

Sem comentários: