02/11/2016

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Ministro admite que falhará 
na redução de procura das urgências

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, admitiu esta quarta-feira que não vai concretizar o objetivo de redução da procura de urgências hospitalares, que tinha definido para este ano.

"Parece certo que não vamos diminuir como queríamos. Apesar de uma muito maior oferta de médicos de família, há uma tipologia de procura [das urgências hospitalares], que tem de ser estudada, talvez aumentando a resolutividade dos cuidados de saúde primários, dando respostas na hora", afirmou Adalberto Campos Fernandes.
.
Na semana passada, o jornal Público noticiava que, nos primeiros oito meses deste ano, se fizeram 4,3 milhões de atendimentos nas urgências, mais 200 mil do que no período homólogo do ano passado. Um aumento de 4,8% que contraria a redução prevista de 3,7%, pelo Ministério da Saúde (menos 225 mil), até fim deste ano.

"Apesar de tudo, a boa notícia é que, até agosto, com mais 200 mil urgências registadas, o sistema respondeu sem nenhum tipo de rutura. Estamos surpreendidos e não estamos satisfeitos", declarou o ministro da Saúde aos jornalistas, à margem da assinatura de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Adalberto Campos Fernandes julga que há uma fração da procura das urgências hospitalares que não está dependente do aumento ou não de médicos de família, sendo antes uma procura para que o doente resolva mais depressa determinada necessidade.

* Preferimos um ministro que admite com  clareza falhas do que políticos que nunca erram e raramente se enganam. A seriedade é um bom princípio, fartámo-nos das aldrabices do governo anterior.

.

Sem comentários: