08/09/2016

.
HOJE NO  
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

A ministra das Finanças que bateu
 a campeã mundial de xadrez

Diz que o xadrez lhe moldou a vida e que todas as pessoas deviam conhecer o jogo. Agora, Dana Reizniece-Ozola, além do cargo executivo que detém no Governo de Riga, pode acrescentar ao seu palmarés pessoal uma vitória de peso.

Dana Reizniece-Ozola, 34 anos, mãe de quatro filhos, venceu na segunda-feira a campeã do mundo da modalidade, Yifán Hou, na Olímpiada de Xadrez que se realiza no Azerbaijão.

Este, que foi o seu melhor resultado individual da sua carreira, ganha um interesse reforçado quando se percebe que, além de xadrezista de prestígio – foi bi-campeã europeia sub-18 e quatro vezes campeã nacional - Dana é também, desde 2014, a ministra das Finanças da Letónia.
 .
Conta o El País que o facto de viajar muito enquanto jogadora de alta competição a levou a ter de se superar para recuperar o atraso na matéria nas aulas. O xadrez ensinou-a a "aproveitar o tempo ao máximo e a trabalhar duramente." É aliás o contrapeso para a sua actividade ministerial, permitindo-lhe "recarregar as baterias" para a actividade "esgotante" da política.

Desde segunda-feira que, diz o jornal espanhol, se tornou numa "heroína nacional". O site oficial da organização das Olímpiadas salienta que, mesmo com um Eurogrupo à porta – a reunião dos ministros das Finanças do euro acontece esta sexta-feira -, Reizniece-Ozola arranjou tempo para a competição.

"No xadrez não podes enganar-te nem enganar os outros: as tua jogadas indicam a tua força", afirma, dizendo que o facto de ser uma xadrezista a ajuda a reforçar a sua posição em dois mundos – o do xadrez e o da política – predominantemente masculinos.

"Colocam-me automaticamente a etiqueta de ‘mulher inteligente’, o que é muito útil – ainda que seja apenas uma imagem," afirma ao El País.

Além do xadrez e da política - onde também foi deputada -, Dana conta no seu currículo com treino em gestão aeroespacial na NASA e um cargo de gestão no cluster aerospacial letão.

* Inteligente, valente e bonita.

.

Sem comentários: