14/09/2016

.

HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Snowden reclama perdão

Ex-consultor da Agência de Segurança Nacional, refugiado em Moscovo após revelar documentos classificados, alega que fez um bem ao país e quer que Obama o perdoe.

Já foi consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, mas, quando divulgou milhares de documentos que deveriam ser segredo, Edward Snowden, agora com 33 anos, passou a ser alvo da Justiça norte-americana e refugiou-se em Moscovo. Agora pede que Obama o perdoe, pois considera ter agido de forma positiva para o seu país.
 .
Há três anos na Rússia, Snowden falou ao diário "The Guardian" e explicou-se: "Se não fosse por esta divulgação e por estas revelações, estaríamos pior", argumentou. "É certo que há leis a dizerem uma coisa, mas é para isso que existe o poder do perdão, ou seja, para coisas que parecem ilegais no papel, mas, quando examinadas à luz de moral ou ética, vendo os resultados, parecem necessárias", acrescentou. No ano passado, o chefe de Estado dos EUA rejeitou mesmo um abaixo-assinado de 150 mil pessoas para que fosse concedido perdão a Snowden.

Snowden salientou contar "com grandes apoios porque a opinião pública preocupa-se muito mais com questões deste género do que eu pensava", afirmou. A autorização de residência na Rússia termina em 2017, Snowden tem criticado Putin e reconheceu estar preparado para passar algum tempo na prisão: "Estou disposto a fazer muitos sacrifícios pelo meu país."

* PATÉTICO ou então as prisões russas são mais frias que as americanas.

.

Sem comentários: