14/09/2016

.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

"Desastre absoluto". 
Ele escrevia os discursos de Durão 
e não gostou da experiência

O autor tinha de passar os rascunhos dos discursos por baixo da porta e era constantemente ignorado por Durão Barroso

Ryan Heath era um dos muitos homens que escrevia os discursos de Durão Barroso quando este era presidente da Comissão Europeia e não poupa nas palavras quando diz que a missão foi "um desastre absoluto". O assessor conta a experiência num artigo escrito na primeira pessoa no site Politico, que intitulou "Confissões de escritor de discursos", e em que diz que a realidade foi mais The Office e menos West Wing.
 .
THE LAST TEA
Para além da quase total falta de contacto com Barroso - com quem Heath queria trocar ideias para saber o que escrever nos discursos - a maneira como foi tratado, ignorado e esquecido pelo mesmo contribuíram para que o escritor rotulasse a experiência como frustrante.

"Quando escrevia um rascunho, colocava-o no sistema onde entrava num ping-pong entre os funcionário de topo", escreveu Heath. Barroso raramente aparecia nas reuniões, "exceto uma vez, quando esteve presente por breves instantes", continua Heath, o que tornava muito difícil saber o que mensagem queria passar. "O que ele pretendia - se o expressou a alguém - nunca me foi comunicado. Sentia-me como se estivesse a escrever para uma caixa negra".

No artigo, o australiano conta que se sentia "honrado" quando, em 2011, deixou o seu emprego no Reino Unido para se juntar à equipa de comunicação do então presidente da Comissão Europeia.

Na altura, Ryan acreditava que poderia ter um papel importante na instituição, ajudando a "projetar a liderança da Europa na Primavera Árabe e a salvar a Zona Euro", nem que fosse ao escrever um discurso que ilustrasse perfeitamente o que Durão Barroso queria exprimir. O santo gral de Heath, a sua maior aspiração, era escrever o discurso anual do Estado da União.

Ao invés, seguiram-se vários meses de situações no mínimo caricatas que iriam culminar com Heath a ser excluído das reuniões do discurso do Estado da União.

Heath conta que tinha de implorar aos seguranças de Barroso para poder passar rascunhos do discurso por baixo da porta e que, uma vez, o antigo primeiro-ministro português fez um discurso num casino na Nova Zelândia e partiu com a sua equipa, esquecendo-se de Heath no local. O escritor viu-se obrigado a ir a pé até ao hotel.

Há ainda a vez em que Heith tentou falar com Barroso sobre um discurso, mas em vez de discutirem o que Heith deveria escrever no próximo texto, o antigo primeiro-ministro pediu-lhe para pesquisar alguma ligação entre a família Barroso e a região de vinhos Barossa Valley, na Austrália.

Para Heath, no entanto, o caso só piorou quando, ao invés de ignorá-lo, Barroso reparou nele. O australiano aproveitou um momento em que estava sozinho na suíte de Durão Barroso, em Singapura, para tomar um banho, após uma viagem de 12 horas. Para azar do escritor, a banheira ficou entupida e nem mesmo o pessoal do hotel conseguiu resolver a situação antes de Barroso regressar da reunião com o primeiro-ministro de Singapura.

Essa foi a última vez que Barroso falou com Heath. O autor foi despromovido para trabalhos menores, como ver na televisão tão desejado discurso do Estado da União e publicar algumas frases deste nas redes sociais. "Até que finalmente o meu chefe acabou com o meu sofrimento e disse-me para procurar outro emprego", conta Heith.

No artigo, Ryan Heith, que agora é correspondente sénior do Politico, pede para o público dar um pouco de atenção ao jovem de fato que está perto do pódio onde Jean-Claude Juncker fez o discurso do Estado da União deste ano. "Pode ser um solitário autor de discursos, a questionar-se alguma vez vai conseguir fazer a coisa bem", conclui Heith.

* Quem terá encomendado a este senhor o presente artigo de persona despeitada? Não gostamos de Durão Barroso mas somos avessos a tudo o que soe a revanche. Quem dá voz a este tipo de gente não serve a ética jornalística.


.

Sem comentários: