04/06/2016

MARIA JOÃO PIRES

.



Olha, 
o José Manuel Fernandes 
não sabe fazer jornalismo

José Manuel Fernandes escreveu  no Observador, num texto intitulado Olha, o Ministério da Educação não sabe fazer contas de somar*, “há apenas 9 concelhos em que as escolas particulares não perdem turmas, e desses 8 são geridos por autarcas do PS.“

É o tipo de informação que gosto de confirmar, até porque as fontes são de muito fácil acesso. Basta cotejar os concelhos onde não houve qualquer corte de turmas com os resultados eleitorais das últimas autárquicas.

Comecei logo por torcer o nariz –  mesmo antes de ir para o site do MAI – quando percebi que havia 12 concelhos e não 9 que mantinham o número de turmas inalterado. E o mais divertido estava, contudo, para vir. Se analisarmos a “cor política” das câmaras desses 12 concelhos chegamos à conclusão que 7 são dirigidos por autarcas do PSD ou CDS-PP, 4 do PS e 1 do PCP. E, acrescento eu, a freguesia com o maior número de novas turmas financiadas, Fátima (concelho de Ourém), é do PSD.

Diria que José Manuel Fernandes deu um grandessíssimo tiro no próprio pé (para além de, ao contrário do que lhe exige a deontologia da sua profissão – presumo que ainda tenha carteira de jornalista -, não se ter dado ao trabalho de confirmar a informação).

Odemira – PS
Sabugal – PSD
Peso da Régua – PSD
Macedo de Cavaleiros – PSD
Torres Vedras – PS
Alcobaça – PSD
Batalha – PSD

Fundão – PSD
Ourém – PS
Beja – PCP
Arruda dos Vinhos – PS
Albergaria-a-Velha – CDS-PP


* o título, neste contexto, é uma deliciosa ironia.

IN "GERINGONÇA"
27/05/16

.

Sem comentários: