04/06/2016

.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"

INE faz revisão em alta do crescimento 
no primeiro trimestre

A economia cresceu, no primeiro trimestre de 2016, 0,2% e não 0,1%, como indicava a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística. Este valor, divulgado nas Contas Nacionais Trimestrais do INE, mostra que não se registou uma desaceleração no crescimento uma vez que no último trimestre de 2015.

.
Este crescimento deve-se a uma contribuição positiva da procura interna com um aumento do consumo privado. Vem compensar o contributo negativo da procura externa líquida, que se prende com as dificuldades sentidas nas exportações, afetadas por circunstâncias conjunturais de alguns dos nossos maiores parceiros comerciais.

O investimento volta a registar uma queda em cadeia de 0,9%, quando tinha registado um crescimento residual de 0,5% no trimestre anterior. Em termos homólogos, a queda é de -1,8%, e é devida em grande medida ao setor da construção, cuja queda se deve em grande ao facto do período homólogo ter beneficiado de um grande investimento público como foi o caso do Túnel do Marão, e também às condições climatéricas pouco favoráveis do primeiro trimestre de 2016.


* Nós que não votámos no PS muito gostaríamos que a política deste governo desse passos muito positivos na recuperação do país, estamos fartos da oposição fedorenta do PSD e do CDS.

.

Sem comentários: