16/06/2016

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"


173 autos por infracções fiscais e aduaneiras em mega operação da Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira realizou esta quinta-feira uma mega operação a nível nacional, nas vias rodoviárias, aérea e marítima, visando prevenir e reprimir a fraude. O Governo sublinha que irá prosseguir e intensificar este tipo de acções, dado o seu "efeito dissuasor e preventivo".

EXPERT EM MERCADO PARALELO
A Autoridade Tributária e Aduaneira, no cumprimento do objectivo de prevenção e repressão da fraude, realizou esta quinta-feira uma mega operação a nível nacional, denominada Operação X-Ray, nas vertentes tributária e aduaneira, com a colaboração da GNR, incidindo sobre o controlo de bens em circulação nas principais vias rodoviárias e intensificação dos controlos nas vias aérea e marítima, informa o Ministério das Finanças em comunicado.

Como resultados desta acção destaca-se o controlo de 3.786 veículos, dos quais 23 através do "scanner" móvel localizado na fronteira Elvas-Caya; o levantamento de 173 autos de notícia por infracções fiscais e aduaneiras e 300 por parte da GNR; e ainda a apreensão de 23 veículos automóveis, que circulavam de forma irregular.


"Foram estabelecidos como alvos preferenciais da operação os veículos de mercadorias em geral e os veículos automóveis ligeiros, visando nomeadamente o controlo dos documentos de transporte e facturação, de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Produtos Energéticos (ISP) e IVA, e utilização indevida de gasóleo colorido e marcado", explica o comunicado.

Na acção participaram 18 direcções de Finanças, 9 alfândegas e 6 delegações aduaneiras, coordenadas pela Direcção de Serviços da Investigação da Fraude e Acções Especiais (DSIFAE) e a Direcção de Serviços AntiFraude Aduaneira (DSAFA), num total de 270 inspectores da AT e 312 efectivos da GNR.

"Ciente do seu efeito dissuasor e preventivo, irá o Governo, através da Autoridade Tributária e Aduaneira, prosseguir e intensificar este tipo de acções, no âmbito do combate à economia paralela e às práticas de fraude e evasão fiscais", conclui o mesmo comunicado.

* Estamos a favor do combate à economia paralela mas esta operação é dissuasora de "0"! Andaram a apanhar migalhas porque os grandes gestores de tráfico, seja ele qual for, não viajam por estrada, andam de avião ou helicóptero, que o diga o ex-DDT, ou então mandam o "chofer" para disfarçar, ou usam até o periscópio, mesmo em terra.
Quanto custou a operação e qual foi o montante arrecadado?

.

Sem comentários: