29/06/2016

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Rajoy alerta: se o Reino Unido sai da UE,
 a Escócia também sai

Estas declarações foram imediatamente entendidas como um aviso ao caso espanhol a braços com tendências independentistas dos catalães. Com Rajoy está também Hollande nesta opinião.

Mariano Rajoy, presidente do Governo em Funções espanhol deixou um recado no seu discurso no último dia da Cimeira Europeia: "Se o Reino Unido sai da União Europeia, a Escócia também sai", disse citado pelo jornal Exapnsión.
.
Estas declarações foram imediatamente entendidas como um aviso ao caso espanhol a braços com tendências independentistas dos catalães.
Esta mensagem foi proferida num altura em que Nicola Sturgeon, primeira-ministra escocesa visita Bruxelas, para se reunir com Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

O Governo espanhol opõe-se assim a que a Escócia negoceie com a Comissão Europeia fora do âmbito do Reino Unido e faz um paralelismo com as "Diferentes regiões de Espanha". O chefe interino do Governo espanhol que ainda não conseguiu um acordo parlamentar para governar, depois de ter ganho as eleições de domingo, considera que está fora das competências das regiões autónomas as negociações com a União Europeia.

Também François Hollande, chefe de Estado francês, disse que as negociações da União Europeia "têm de ser fazer com o Reino Unido, não com parte do Reino Unido"

A Escócia e a Irlanda do Norte manifestaram querer continuar a ser parte da União Europeia.

* Hollande e Rajoy têm razão!

.

Sem comentários: