25/05/2016

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Fatura da luz denunciou fábrica 
de canábis em moradia

Um estudante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) alugou há quatro anos uma moradia próxima da universidade para a transformar numa estufa enorme de canábis.

A droga era "escoada" na UTAD e noutros pontos da cidade, mas também no estrangeiro, a acreditar nos múltiplos contactos que o alegado traficante tinha com organizações de festas "rave" em vários países europeus.
 .
A operação que levou à detenção de Mário Jorge C. um jovem de 28 anos, natural de Vidago, mas a viver e estudar em Vila Real, deixou "siderados" os agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Vila Real que esta quarta-feira ao principio da manhã entraram na moradia que vigiavam há algum tempo.
Não viram móveis nem eletrodomésticos, mas antes "uma fábrica de canábis". Espalhados pelos dois pisos, os polícias encontraram mais de 200 vasos, com centenas de plantas em diversas fases de crescimento, com todo o equipamento necessário ao sucesso da cultura: secadores, termoventiladores, temporizadores, lâmpadas fluorescentes, fertilizantes e boiões com milhares de sementes, "à espera de vez" para entrar no ciclo de produção.
A utilização do espaço foi otimizada ao ponto de o alegado traficante ter aproveitado até os roupeiros onde tinha, penduradas em cruzetas, plantas prontas a embalar.
Durante a busca que alertou a vizinhança - "aquilo começou às 7 horas, com um estrondo dos diabos", contou um vizinho ao JN - a PSP aprendeu, além das dezenas de quilos de droga (com 22.550 doses prontas para venda) e equipamento, algumas centenas de euros em notas pequenas, balanças, saquetas e varia documentação que deverá ajudar a esclarecer a real dimensão do negócio ilícito ali sedeado.
Ao que o JN apurou, o estudante, foi denunciado já há algum tempo por vizinhos que estranhavam ele "viver sozinho numa casa tão grande", as múltiplas "visitas diárias de pessoas que não passavam da porta" e o facto de nunca abrir as janelas".
Na verdade, as janelas estiveram sempre fechadas porque o jovem as emparedara, assim como aos postigos, de modo a não entrar luz natural, o que prejudicaria a produção.
O detido, sem antecedentes criminais, vai ser presente ao Juiz de Instrução de Vila Real que determinará as medidas de coação.
Uma das circunstâncias que chamou a atenção da polícia para algo de anormal a passar-se naquela casa, foi a conta da EDP. O locatário, Mário Jorge, pagava todos os meses faturas a rondar os 500 euros.

* E assim a Polícia estragou a vida a um jovem "empreendedor industrial de cannabis"

.

Sem comentários: