18/05/2016

.
HOJE NO  
"DIÁRIO ECONÓMICO"

França vai usar tecnologia anti-drone
 no Euro 2016

As autoridades francesas estão a implementar uma tecnologia anti-drone, que pretendem usar durante o Campeonato Europeu de Futebol, não só para garantir a segurança dos espectadores – um drone pode estar munido de vários apetrechos, nomeadamente de produtos químicos tóxicos, por exemplo – mas também para inviabilizar a eventual captação de imagens não autorizadas dos desafios.
 .
Perante a existência de lacunas que balizem o uso destes aparelhos, as autoridades francesas pretendem dar um passo em frente e prover-se de capacidade tecnológica para combater esta verdadeira epidemia que está a tomar conta dos espaços públicos.

Em entrevista à agência Associated Press, o chefe de Segurança do Euro 2016, Ziad Khoury, disse que os dez estádios onde a prova se vai realizar e os campos de treino das 24 equipas serão declarados zonas de exclusão aérea. “Para a maioria das partidas serão tomadas medidas anti-drone, que são bastante inovadoras: irão interferir com os drones e assumir o seu controlo”.

As autoridades francesas ficaram alarmado com as dezenas de voos de drones que se têm verificado em zonas sensíveis – instalações nucleares na sua maioria, mas também instalações militares e até mesmo o palácio presidencial. Em resposta, o governo está a financiar investigação sobre tecnologia que poderá interferir ou bloquear os sinais que controlam os drones, ou mesmo destruí-los.

* De quem é a responsabilidade das lacunas na lei que permite aos donos dos drones  operar? Dos deputados!

.

Sem comentários: