11/05/2016

.

HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Motas terão inspecção obrigatória
 a partir de Outubro

A inspecção obrigatória a motos vai arrancar em Outubro e deverá custar 12,50 euros mais IVA, avança hoje o "Jornal de Notícias".
 .
Em declarações ao mesmo jornal, o presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) explica que os centros de inspecção tiveram de fazer investimentos para poderem acolher as inspeções às motas e por isso em vez dos 80 mil veículos de duas rodas com 250cc queriam passar a acolher todas as motas a partir de 50cc já que, só nesta classe de cilindrada, existem um milhão de veículos em circulação.

Sobre esta medida, fonte do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas afirmou que a extensão de inspecção às cilindradas mais baixas "está a ser estudada, valendo a pena ser analisada com mais cuidado".

Mas o sector quer ir mais longe e pede ainda outras alterações: uma revisão sempre que haja mudança de dono e a última inspecção tenha sido realizada há mais de três meses; uma inspecção extraordinária em caso de acidente, sempre que se apresentem danos estruturais nos veículos; ou ainda uma inspecção anual obrigatória para controlo de gases poluentes.

O sector das inspecções automóveis faz todos os anos quase 170 milhões de euros.

* Nem se percebe porque os veículos de duas rodas nunca foram inspeccionados.

.

Sem comentários: