08/05/2016

.

ESTA SEMANA NO
"SOL"

Vigorexia: 
Quando a busca por um corpo de Adónis
. se torna uma obsessão

Se conhece alguém que pensa em exercício físico e no corpo ideal a todas as horas do dia desconfie: essa pessoa poderá sofrer de vigorexia. Este é um transtorno obsessivo-compulsivo que se caracteriza pela “procura incessante do corpo ideal com recurso à prática excessiva de exercício físico e ao consumo de suplementos que potenciam o aumento da massa muscular”, descrito pela primeira pelo psiquiatra americano Harrison Pope
.
A psicóloga Júlia Machado, do Hospital Lusíadas Porto, alerta para as consequências deste transtorno que ainda não é, no entanto considerado uma doença. “Pode ser uma condição tão ou mais perigosa do que as já conhecidas bulimia e anorexia”, adianta. Segundo a psicóloga, “apesar de o exercício físico ser um excelente aliado da nossa saúde, o problema surge quando as pessoas perdem o controlo sobre a frequência e intensidade de exercício físico, mantendo uma procura incessante por uma imagem perfeita, sendo a autoimagem muitas vezes distorcida no espelho, tal como acontece com outros transtornos alimentares”.

O distúrbio é mais comum nos homens com idades entre os 18 e os 35 anos e pode resultar num “desconforto psicológico que se manifesta por depressão, ansiedade, alterações de memória, baixa autoestima, isolamento social, entre outros”, diz Júlia Machado. Por isso, as pessoas que sofrem do distúrbio acabam muitas vezes por ver a sua estabilidade social, profissional e familiar afetada, para além de estarem sujeitos a outros problemas físicos. “Deformações ósseas e problemas articulares causados pelo excesso de esforço físico”, são alguns dos exemplos descritos pela especialista. 

É inegável que o exercício físico faz bem à saúde física e mental. Os estudos científicos comprovam-no, quem faz exercício também e, principalmente, quem não fazia e passou a fazer conhece bem os benefícios. O exercício físico traz mais resistência, mais imunidade, melhora a circulação, controla o peso e todos os problemas a ele associados e provoca bem-estar mental. Como em tudo, no entanto, a moderação é recomendada. 

* Quando os objectivos na vida têm como base a aparência e não a essência.

.

Sem comentários: