27/05/2016

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"

Ministro da Economia quer levar
 turistas para o interior do País 

Caldeira Cabral quer apostar na desconcentração territorial do Turismo em Portugal. 

O ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou esta sexta-feira estar apostado em fazer com que os turistas que escolhem o nosso país não fiquem só em Lisboa e no Porto, mas que visitem também o interior do país, numa estratégia de desconcentração territorial do Turismo em Portugal.
.
PENHA GARCIA
O governante, que participou no encerramento do Fórum de Empreendedorismo e Coesão territorial, em Bragança, deixou uma mensagem de "otimismo" sobre a economia portuguesa e falou sobre a estratégia para o desenvolvimento regional que a Estrutura de Missão para o Desenvolvimento do Interior está a prosseguir. 

A "desconcentração territorial do Turismo é um ponto essencial" da estratégia do Governo, sublinhou o ministro que diz querer "fazer com que os turistas não fiquem só no Litoral, não fiquem só em Lisboa ou no Porto, onde às vezes já se fala de problemas até de faturação de forma exagerada". "É um erro. É muito importante trazer os turistas também para as regiões do Interior e para isso valorizar a oferta do país, valorizar o Turismo como um fator de desenvolvimento regional, mas principalmente valorizar que os turistas venham a Portugal e fiquem mais tempo", apontou. 

O governante defendeu que esse objetivo só será alcançado se ficar claro para os turistas que "Portugal não é só praias, não é só Lisboa e Porto, as grandes cidades, não é só a Madeira, mas é também outras regiões de mais baixa densidade, que têm paisagens, que têm gastronomia, que têm vinhos, que têm muita oferta muito interessante" "E é nessa ligação e nessa extensão pelo território do Turismo que estamos a apostar", acrescentou, apontando que, no que toca à região transmontana, com a recente abertura do Túnel do Marão, ficou muito mais perto do Litoral e para as pessoas se deslocarem e desfrutarem do que tem para oferecer. 
.
BORDADO  DE CASTELO BRANCO
O ministro quer ainda convencer os turistas a ficar mais tempo em Portugal. Manuel Caldeira Cabral falou numa iniciativa organizada pela Associação Empresarial do Distrito de Bragança, o NERBA, que tem reivindicado junto dos sucessivos governos um tratamento diferenciado, nomeadamente a nível fiscal, para as zonas de fronteira, como Bragança, poderem concorrer com os vizinhos espanhóis. 

O ministro disse que "Governo está fortemente empenhado no desenvolvimento de Trás-os-Montes" e respondeu que a Estrutura de Missão, que está a estudar medidas para o Interior, "tem várias medidas de apoio ao desenvolvimento das regiões de fronteira". Ressalvou, contudo que o Governo tem "uma visão sobre as regiões que estão nas fronteiras portuguesas que não têm de se resignar à ideia de serem regiões remotas, afastadas, mas antes regiões que estão no acesso ao mercado europeu e estão também na primeira linha de acesso ao mercado ibérico e espanhol". 

* Aplaudimos a ideia do sr. ministro mas o primeiro óbice é a situação geográfica dos grandes aeroportos. Não acreditamos em turistas dispostos a andar 3 horas de transporte terrestre para ir de Lisboa ou do Porto para a  Beira Interior que tem muita beleza escondida. Já agora portugueses, incluindo o sr. ministro, visitem os fósseis em Penha Garcia, o museu de arqueologia no Fundão, o museu etnográfico de Idanha-a-Nova, as tecedeiras dos bordados de Castelo Branco, as aldeias da Sortelha e de Monsanto, a Barroca e Janeiro de Cima, aldeias de xisto, arqueologia  em Idanha-a-Velha, tudo na Beira Interior e longe de Lisboa e Porto.

.

Sem comentários: