14/04/2016

.
HOJE NO 

"DIÁRIO ECONÓMICO"

Merkel anuncia medidas de integração
. para migrantes

A chanceler alemã Angela Merkel anunciou hoje novas medidas de carácter legal para a integração de migrantes ou refugiados que pretendam viver e trabalhar na Alemanha. Entre as medidas anunciadas está um pacote legal a prever que rejeitar aulas sobre o idioma, as leis e a cultura do país possa acarretar cortes nos apoios.
 .
A imprensa alemã divulgou declarações de Merkel considerando que a primeira lei de integração criada pelo país se destina a facilitar o acesso ao mercado de trabalho por parte de quem procura asilo. O Executivo prometeu, numa espécie de troca, 100 mil novas oportunidades de emprego. E, durante três anos, fica suspensa uma lei a exigir que os patrões dêem preferência a cidadãos alemães ou da União Europeia face a migrantes de outros países.

Na mesma ocasião, o vice-chanceler, Sigmar Gabriel, descreveu a nova lei como "um passo histórico", afirmando-se convicto de que, "dentro de alguns anos, esta lei será encarada como um marco para a história da legislação sobre imigração".

De acordo com dados divulgados pela imprensa germânica, mais de 476 mil pedidos de asilo foram registados na Alemanha durante o ano passado, ascendendo as chegadas ao país a mais de um milhão de migrantes.

Nas últimas semanas, na sequência do fecho de fronteiras nos países dos Balcãs e do acordo entre a União Europeia e a Turquia por causa dos migrantes que chegam à Grécia, o número de pedidos de asilo está em queda.

* Refugiados ou emigrantes têm de respeitar todas as leis dos países de acolhimento.

.

Sem comentários: