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Professor do ensino superior
IN "PÚBLICO"
09/03/16
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Cem e sem
Os anúncios de ideias de futuro, sem ideias e medidas de presente, não combatem a depressão colectiva que ameaça a escola pública.
Cem dias passados, o Governo do PS, apoiado pelo PCP, BE e Verdes,
provou ter uma capacidade notável de adaptação. Aguentou-se no primeiro
lance, o da aprovação de um programa dúbio de governo.
Sobreviveu ao
golpe que ofereceu, em saldo, o Banif ao Santander, logrando mesmo o
apoio do PSD para aprovar o orçamento rectificativo que viabilizou a
negociata. Levantou (foi obra) o PCP, pela primeira vez em 40 anos, para
aprovar o OE 2016, saído de um belo joguinho de cintura com Bruxelas.
E, cereja no topo da geringonça, 46 páginas de erratas depois, eis que a
radical Moody’s lhe conferiu um invulgar elogio. Cavaco Silva desta vez
não o disse, mas certamente que voltou a pensar ser coisa da virgem de
Fátima.
Nestes cem dias, de fé no fim da austeridade,
recuperaram-se feriados perdidos. Operaram-se exíguas melhorias para as
famílias de mais baixos recursos. Reverteram-se privatizações.
Extinguiram-se exames. Prometeram-se (para uns) 35 em vez de 40 horas de
trabalho. Aumentou-se o salário mínimo. Apresentou-se à EDP a factura
da tarifa social de energia e aos fundos imobiliários a nota para
pagarem o IMI e o IMT de que estavam isentos.
Seguir-se-á a
realidade, que diluirá tendências populistas e começou já a ser
reconhecida com 800 milhões de novos impostos. A realidade que liga o
crescimento económico, a justiça social, a dignidade nacional e o futuro
do país ao fim dos abusos da banca e à renegociação da dívida, que
sufocam tudo e todos, incluindo qualquer fé e qualquer governo que actue
de modo híbrido, querendo, como este, simultâneamente, contentar a
ortodoxia europeia, PCP, Bloco e Verdes. Neste quadro, os próximos
episódios (procedimentos do Semestre Europeu, designadamente Plano B)
deste jogo de realidade versus fé apenas testarão quanto tempo António
Costa conseguirá, do mesmo passo, ser poder e contrapoder, bom aluno
para Bruxelas e suficientemente rebelde para o Bloco, Verdes e PCP.
Parafraseando Pacheco Pereira (PÚBLICO de 27.2.16), “… há uma certa tristeza nisto tudo, mas as coisas são como são. Na política, o país está num impasse, mas parece que não …”.
2.
Sem qualidade, começam a revelar-se os discursos (e as políticas) dos
dois dignitários da Educação. Ouvi o do ensino superior, no parlamento,
abalroar, de forma reiterada (o que afasta o lapso simples para expor a
ignorância grave) o presente do conjuntivo do verbo ter. “Tenhemos”,
senhor ministro? E traulitar, sem rebuço, o pretérito perfeito do
indicativo de intervir. “Interviram”, senhor ministro? E li-o (PÚBLICO
de 27.2.16), defendendo (alô, alô, BE, PCP e Verdes) a precarização do
emprego dos professores e investigadores do seu sector. Flexibilizar o
emprego científico, senhor ministro? Quando mais de 40% dos docentes e
investigadores do ensino superior têm vínculos precários? Não terá
cuspido no dedo errado para “virar a página”?
O ministro da
Educação, igualmente no parlamento, também repetiu o tique que se lhe
começa a pegar à pele, qual seja uma certa tendência arrogante para
manipular os factos. “Ao contrário do que alguns disseram, o
Orçamento do Estado para Educação em 2016 cresce 303 milhões de euros (+
5.3%) quando comparado com o que o governo anterior inscreveu no
orçamento para 2015. De 5716 milhões de euros para 6019 milhões de euros”, disse o ministro. E disse mais que só “podemos comparar o que é comparável”.
Ora no momento em que “alguns” disseram haver um corte de 82 milhões
(-1,4%) já se sabia quanto o Governo anterior tinha efectivamente gasto
com a Educação. E gastou mais 82 milhões do que este se propõe gastar em
2016. Que queria o ministro? Que se ignorasse o que já era conhecido?
Não comparámos velocidade com toucinho, senhor ministro. Comparámos
euros gastos com euros que o senhor disse que ia gastar. E o senhor
disse que tenciona gastar menos 82 milhões que o seu antecessor de facto
gastou. E a esse corte de 82 milhões, para compararmos o que é
comparável, isto é, conhecer a verdadeira dimensão do corte nominal das
actividades da escola pública, com os dados existentes no momento em que
“alguns” falaram, temos que somar os 14,4 milhões que pagará a mais ao
ensino privado e o aumento dos gastos salariais dos professores. Se já
fez as contas, teria sido mais sério confessar o número no parlamento.
Hoje,
os novos donos das novas certezas decidem ontem e estudam amanhã.
Levianamente. Os professores, que não são donos deles próprios,
sujeitam-se, quando pouco mudou. A frustração não desapareceu mas a
capacidade de espera cresceu. Às salas dos professores não voltou a
familiaridade, a colaboração mútua e a confiança que de lá desapareceram
com Maria de Lurdes Rodrigues e Nuno Crato. Os sinais de narcisismo dos
novos poderosos contrastam com os traços de psicose dos que perderam o
poder. Os anúncios de ideias de futuro, sem ideias e medidas de
presente, não combatem a depressão colectiva que ameaça a escola
pública.
Professor do ensino superior
IN "PÚBLICO"
09/03/16
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