15/03/2016

.
HOJE NO   
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Aeroporto do Porto voltou a crescer 
.14% no mês de Janeiro

O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, registou um crescimento de passageiros de 14% no mês de Janeiro face ao período homólogo do ano passado, de acordo com os dados recentemente divulgados pelo ACI – Airports Council International Europe, a que o Diário Económico teve acesso.


Segundo o ACI, o aeroporto do Porto foi mesmo um dos cinco da Europa com uma maior taxa de crescimento de tráfego no primeiro mês deste ano, no conjunto dos aeroportos que movimenta entre cinco e dez milhões de passageiros por ano (grupo 3).

Cruzando esta informação com dados já divulgados por outras organizações independentes do sector, o aeroporto Francisco Sá Carneiro deverá ter gerado um tráfego superior a 560 mil passageiros no passado mês de Janeiro, contra os mais de 490 mil passageiros registados no período homólogo de 2015.

Este crescimento, que mantém uma tendência consecutiva de há vários anos, ganha um particular relevo tendo em conta a recente polémica sobre a alegada intenção da TAP em eliminar rotas a partir e com destino no aeroporto Sá Carneiro, uma controvérsia que se mantém.

Além do aeroporto do Porto, também o comportamento do aeroporto de Faro no primeiro mês deste ano merece menção especial. O aeroporto algarvio, também inserido no grupo 3 do ACI, registou até um crescimento mais acentuado do que o do Porto, com um crescimento de 14,3% face ao mês de Janeiro do ano passado, o que o colocou entre as quatro maiores subidas do sector a nível europeu neste grupo.

É o primeiro sinal de que a batalha iniciada pela administração da ANA, liderada por Jorge Ponce de Leão, contra a forte sazonalidade do aeroporto de Faro está a ser vencida, tendo em conta que Janeiro costuma ser um dos meses mais fracos daquela infra-estrutura aeroportuária gerida pela concessionária do grupo francês Vinci. De acordo com os dados a que o Diário Económico teve acesso, o aeroporto de Faro deverá ter fechado o primeiro mês deste ano com cerca de 174 mil passageiros, contra cerca de 152 mil verificados no período homólogo do ano transacto.

Ainda com referência especial nos dados divulgados pelo ACI Europe relativos ao mês de Janeiro esteve o aeroporto de Ponta Delgada, que figurou entre os cinco melhores registos nos aeroportos do grupo 4 (com menos de cinco milhões de passageiros por ano).

O aeroporto de Ponta Delgada averbou no primeiro mês deste ano um crescimento de 50,4%, beneficiando ainda do regime de liberalização do espaço aéreo para a Região Autónoma dos Açores, iniciado em Abril de 2015. O tráfego neste aeroporto no passado mês de Janeiro deverá ter rondado os 83 mil passageiros, o que compara com os cerca de 55 mil passageiros verificados no período homólogo do ano passado.

Mas a tendência de crescimento generalizou-se aos outros aeroportos geridos pela ANA. No mês de Janeiro, o aeroporto da Portela teve uma subida de 6,4% nos passageiros, o que deverá ter guindado o aeroporto da capital para cerca de 1,367 milhões de passageiros.

Também os aeroportos da Madeira (Funchal e Porto Santo) registaram um acréscimo de 9,1% no tráfego em Janeiro, para cerca de 181 mil passageiros.

Em suma, todos os principais aeroportos nacionais conseguiram taxas de crescimento superiors à media europeia do ACI no mês de Janeiro, que se fixou em 6,3%.

* Os novos donos da TAP não querem o melhor para a TAP, a estratégia é o bolso e as alvíssaras do Estado.
A qualidade do aereporto Sá Carneiro está à vista.

.

Sem comentários: