20/03/2016

.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"
Escândalo na Catalunha: 
vítima confronta pedófilo

Pedofilia nos colégios dos Irmãos Maristas: mais de 20 denúncias visam ex-professores, subdirector e colaboradores da instituição religiosa, que tem 4 mil seguidores em todo o mundo.
.
.
J. procurava respostas para os abusos sexuais de que foi alvo, ainda em rapaz, pelo ex-professor de informática. Perguntou-lhe directamente: "Porquê?". E o agressor confessou: "Era como uma brincadeira". A conversa entre J., agora com 42 anos, e o religioso acusado de o violar "centenas de vezes" — no Colégio dos Maristas, em Barcelona, — foi feita com uma câmara oculta.

 O episódio, revelado pelo jornal El Periódico da Catalunha, faz parte de um caso semelhante àquele que é retratado pelo filme vencedor dos Óscares de 2016: este é o Spotlight espanhol.

Dos oito irmãos maristas acusados de pedofilia, três confessaram os crimes praticados com os menores. Joaquín Benítez, antigo professor de Educação Física, é outro dos implicados. Saiu do colégio em 2011 depois de a família de um ex-aluno do colégio ter apresentado queixa. O jovem, de 21 anos, foi agredido sexualmente entre 2007 e 2010. Benítez disse em tribunal que, fingindo ter conhecimentos de fisioterapia, despiu o aluno e tocou-lhe nos órgãos genitais.

Em entrevista ao El Periódico, quatro anos depois da denúncia, o antigo docente revela que o Colégio Maristas — com o qual chegou a acordo — tinham feito o possível para que a história não se tornasse pública. Benítez é o único que será julgado, já que os outros dois religiosos referem-se a abusos que ocorreram nos anos 80. 

* Padres execráveis, o Chefe do Estado do Vaticano apelou para  que estes bandidos não devam ser denunciados por outros membros da igreja.

.

Sem comentários: