20/03/2016

.
ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"
Turquia confirma ligação do autor 
do atentado ao Estado Islâmico

O atentado ocorreu no sábado na Avenida Istiklal, a mais famosa artéria comercial do centro turístico de Istambul, na Turquia. Cinco pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas, incluindo um português. O autor terá sido Mehmet Öztürk, um jovem de 24 anos nascido na cidade de Gaziantep, no sudeste da Turquia 
.

O ministro do Interior turco, Efkan Ala, confirmou este domingo que o autor do atentado suicida de Istambul, que no sábado causou cinco mortos e 36 feridos, tinha ligações ao grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico (Daesh).

De acordo com o ministro, o autor do atentado era Mehmet Öztürk, um jovem nascido em 1992 na cidade de Gaziantep, no sudeste da Turquia.

Öztürk mantinha vínculos com as redes jihadistas do Daesh na Turquia, assinalou o ministro, acrescentando que ainda prossegue a investigação no sentido de saber se o bombista suicida tinha ligações com outros grupos.

O jovem turco não tinha antecedentes policiais nem era procurado pelas autoridades, referiu ainda o ministro, acrescentando que, até ao momento, foram detidas cinco pessoas suspeitas de estarem relacionadas com o atentado.

No sábado, um ataque suicida perpetrado na cidade turca de Istambul causou cinco mortos e 36 feridos, sendo 12 deles estrangeiros - um era português. Segundo relatos de testemunhas feitos à CNN na Turquia, o suicida caminhava a uma curta distância de um grupo de turistas, que poderia ser o alvo do ataque.

*Estamos no prelúdio da III Guerra Mundial.

.

Sem comentários: