05/02/2016

.
HOJE NO 
"DESTAK"

OE2016 Impostos levam a aumento 
de maço de cigarros em 7 cêntimos

O aumento do Imposto sobre o Tabaco deverá resultar num aumento médio de um maço de cigarros de cerca de sete cêntimos, segundo cálculos efetuados pela consultora Pricewaterhouse Coopers para a Lusa. 
 .

A tributação que recai sobre o tabaco é feita por via de duas componentes de imposto (um elemento específico e outro sobre o valor do tabaco) e a proposta de Orçamento hoje entregue no parlamento prevê um aumento da tributação referente ao elemento específico.

Assim, segundo as simulações da PwC, partindo de um valor base de 1,63 euros para um maço de 20 cigarros, o imposto específico, face à proposta do OE, aumentará de 1,76 euros para 1,82 euros. Já o elemento sobre o valor do tabaco deverá manter-se nos 0,28 cêntimos. Tudo somado, o acréscimo de tributação será de cinco cêntimos (de 2,04 euros para 2,09 euros). 

* Os fumadores são mesmo pacóvios, nós somos "ex-pacóvia" e pagámos uma factura pesada.Mas são pacóvios porquê (?), porque além de assumirem que querem contrair uma doença mortal, uma grande parte de cada baforada vai para as finanças. Mas também são altruístas, são potenciais cadáveres mas garantem os postos de trabalho na indústria tabaqueira.

.

Sem comentários: