14/01/2016

.
 
HOJE NO  
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Assunção Cristas:
 a mulher que se inspirou em 
Jesus para entrar na política

Conquistou a atenção de Paulo Portas através de uma intervenção num programa televisivo e daí até à vice-presidência do CDS-PP foi um salto. Conheça o percurso de Assunção Cristas, agora candidata à liderança do partido.
 .
NOSSA SENHORA DE CALDAS
Em apenas nove anos, Assunção Cristas passou de uma professora universitária sem qualquer experiência política para se apresentar agora enquanto candidata à liderança do CDS-PP. Mais, a ser eleita, Assunção Cristas, de 41 anos, sucederá a Paulo Portas, que liderou o partido durante quase 16 anos. O anúncio da sua candidatura aconteceu na sua página do Facebook, pelas 16 horas desta quarta-feira, 14 de Janeiro.

Maria de Assunção Oliveira Cristas Machado da Graça nasceu em Luanda, em 1974, mas cresceu em Lisboa, cidade onde seguiu carreira académica e na qual se tornou professora na Universidade Nova de Lisboa. "A política foi uma descoberta tardia. Entrei para a política com 32 anos [embora já antes trabalhara como adjunta de ministros], professora, mãe de três filhos. Fui um bocadinho à experiencia, mas gosto muito e não tenho problema em dizê-lo. Acho que é um tempo muito bem empregue", partilhava em entrevista à Visão, a 7 de Janeiro deste ano aquela que foi a primeira ministra grávida durante o exercício das suas funções.

Na mesma entrevista respondia que quando lhe perguntam a profissão diz sempre "professora universitária". "É como me continuo a definir", esclarece a actual deputada e vice-presidente do CDS-PP.

A agora candidata à presidência dos centristas, assumidamente cristã, dizia em Outubro passado que se inspirou em Jesus Cristo para entrar na política, no seu exemplo e no seu discernimento e garantiu "que nunca teve medo de se meter com gente pouco recomendável".

Protagonizou algumas decisões polémicas, como a autoria de um despacho que dispensava os funcionários do Ministério de usar gravatas e diminuir o consumo de ar condicionado, duas medidas que moldariam a sua imagem mediática ligada à tutela das pastas do Ambiente e Agricultura.

Doutorada em Direito Privado, foi na área da Justiça que começou a dar os primeiros passos a caminho da carreira política. A entrada deu-se em 2002, tinha então 27 anos, a convite de Celeste Cardona, à data ministra da Justiça do Governo PSD/CDS-PP, liderado por Durão Barroso. Assunção Cristas assumia o cargo de assessora, mas rapidamente passou para a direcção do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento.

Cinco anos depois de entrar no mundo da política, Cristas torna-se militante do CDS-PP. Estamos em 2007 e é por esta altura que Assunção Cristas atrai a atenção do secretário-geral do seu partido, Paulo Portas. A causa? Uma intervenção no programa "Prós e Contras" da RTP, em plena campanha para o referendo de 2007 à descriminalização do aborto. Portas, que procurava um novo quadro para o partido, viu em Assunção Cristas os requisitos para integrar a Comissão Política dos centristas.

Dois anos volvidos, Cristas concorre como cabeça de lista pelo círculo de Leiria, distrito pelo qual sempre se tem candidatado, e é eleita deputada à Assembleia da República.

Em 2011, após as legislativas e a coligação PSD/CDS, é convidada por Portas a ocupar o lugar de ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, depois de integrar a equipa de negociações do CDS-PP com vista à redução da pasta de Agricultura e Mar na remodelação governamental, após a crise do irrevogável. 

* Se a sra. Cristas assumir a presidência do CDS, e dada a sua anunciada inspiração, hipotéticamente poderemos observá-la numa cerimónia de lava pés aos deputados do partido na quinta-feira santa, quem a  crucificará na sexta(?), ou de igual modo à representação dum presépio vivo no largo do Caldas pelo natal em que Nuno Melo poderá fazer de pastor, Mota Soares de burrinho, de vaca não indicamos, José, o inevitável Ribeiro e Castro, Maria, a própria Assunção e de menino embora comprido, Nobre Guedes, estando em Jerusalém a perseguir criancinhas o Paulo Herodes de Portas.


.

Sem comentários: