31/12/2015

.

HOJE NO 
"RECORD"

Marcos Freitas
 «Medalha olímpica é um objetivo»

O sonho comanda a vida. Marcos Freitas, aos 27 anos, espera jogar mais dez ao mais alto nível e acredita que no Rio de Janeiro poderá tornar-se no primeiro madeirense a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos – 2015 está a terminar e ficará na memória deste campeão por tudo o que conquistou.
 .

"Foi um grande ano, um dos melhores da minha carreira. Realço a minha permanência de um ano completo no top mundial, 12 meses sem sair do top 10, o que é mais difícil do que chegar um mês a número 7, mas depois sair do top 10. Permaneci um ano inteiro, o ranking sai todos os meses. Tive de jogar bem o ano todo para conseguir esta proeza. Outro grande feito, foi o 2.º lugar no Europeu que se realizou na Rússia, pois consegui a primeira medalha ao nível individual. Destaco ainda a vitória no campeonato francês, que é o segundo mais forte do Mundo", disse o n.º 8 na lista da ITTF, com um brilho nos olhos. Mas o madeirense também recorda uma página negra: "O Mundial individual que decorreu na China, realmente não me correu bem, tinha aspirações em lutar por uma medalha."

Agora, com 2016 à porta, sonha já com outros voos. "Espero que 2016 seja melhor. Tenho sempre vindo a evoluir e quando acaba o ano e vejo o fogo de artifício, penso sempre para mim: será que o próximo ano vai ser melhor? Acho que é quase impossível, mas tem sido sempre! Por isso já começo a acreditar que 2016 vai ser melhor. Tenho o sonho dos Jogos Olímpicos, que estão aí à porta." E revelou depois o seu desejo: "A qualificação começou por ser um sonho, mas neste momento a medalha é um objetivo. Vê-se logo a evolução no meu trajeto e não tenho dúvidas de que quero ser o primeiro atleta madeirense a ganhar uma medalha para a Região."

Jogar mais dez anos
Marcos Freitas tomou uma opção: sair da Madeira e ser profissional. E a aposta foi ganha. "Foi com 18 anos que fui para a Alemanha. Foi a melhor decisão que tomei na vida. Se não o tivesse feito, não estaria aqui a falar consigo. Agora quero continuar a trabalhar bem e ganhar mais coisas para o nosso país", afirmou, demonstrando orgulho na opção que tomou. E agora, que futuro? "Não vou dizer até onde posso chegar. Vai depender do meu trabalho, de alguma sorte. Espero evoluir, tenho 27 anos e quero jogar a este nível mais dez. Espero trazer medalhas para Portugal", finalizou, sorrindo.

Namorada está a adorar a Madeira
Marcos Freitas está na sua ilha, acompanhado pela namorada, que ontem, à hora em que o craque apadrinhou o novo espaço do Marítimo para o ténis de mesa, estava a descansar em casa. "Estar aqui com estes jovens é um prazer. Espero motivá-los para que possam chegar tão alto como eu cheguei", disse Marcos, que trocou umas bolas com o líder dos verde-rubros, Carlos Pereira. A companheira já tem a Madeira no coração: "A temperatura é bem melhor que na Áustria. Foi a primeira vez que a trouxe e está a adorar. A comida, o tempo... Diz que não há outro lugar assim na Europa!"

* Um atleta de excepção.

.

Sem comentários: