11/12/2015

.

 HOJE NO 
  "JORNAL DE NOTÍCIAS

Patrão do crime europeu com fortes
. ligações a Portugal

A Guardia Civil espanhola anunciou, esta sexta-feira, ter detido o chefe da organização criminosa "mais importante da Europa", um britânico procurado por tráfico de droga e vários assassínios.

A rede tinha ligações a Portugal e em 2014 tinha sido responsável pela tentativa de desembarque em Portugal de 167 kg de cocaína, além de ter importantes ligações à mafia calabresa.
 .
Robert Dawes, de 44 anos, foi detido a 12 de novembro em Benalmadena (Málaga, Andaluzia, sul de Espanha) no decorrer de uma operação coordenada pela Europol. De acordo com um comunicado da Guardia Civil, o britânico foi apanhado por uma unidade de intervenção especial numa vivenda de luxo onde vivia com a sua família, empregados e guarda-costas.

Dawes era procurado desde 2007 altura em que já se pensava que "dirigia a organização criminosa mais importante do Reino Unido e da Europa, dedicada ao tráfico de droga, ao branqueamento de capitais e ao homicídio".

A operação de detenção foi realizada com o concurso da Europol, que em 2014 tinha servido de elo de ligção entre a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefaciantes, da PJ, portuguesa e a estrutura de combate ao crime organizado do Reino Unido, Nacional Crime Agency (NCA). Na altura, a NCA, que estava a investigar o suspeito fez troca de informação com a PJ, relativamente a suspeitas de que estaria a ser preparado um desembarque de cocaína no nosso país. A UNCTE investigou o caso e veio a intercetar o veleiro "Gloria of Grenada", com 167 kg de cocaína.

As suspeitas eram de que a organização tinham fortes ligações à mafia calabresa, a N'drangheta, mais conhecida por mafia calabresa. E, aliás, um relatório da Europol de 2010 já dava conta de que esta organização mafiosa estava bem implantada em Espanha e servia-se de Portugal como ponto de desembarque, através de ligações aos cartéis colombianos.

O cabecilha britânico reunia-se regularmente com representantes dos cartéis da droga-sul-americanos em hotéis de luxo em Madrid, indicou a polícia, e a comunicação social inglesa diz também que uma das ligações era ao cartel de Medellin, que se tornou conhecido pela liderança de Pablo Escobar.
A partir da Andaluzia, a organização de Dawes introduzia na Europa grandes quantidades de cocaína dissimulada em móveis importados da China e em contentores de fruta provenientes da América do Sul e que eram desembarcados no porto de Algeciras.

Robert Dawes também era procurado pela Holanda por alegada ligação a uma vaga de assassínios naquele país entre 2014 e 2015, no que teria sido uma guerra de bandos pelo controlo do tráfico de cocaína em vários países da Europa

Um grupo especial de polícia de vários países foi formado para investigar esta organização.

A rede tinha ligações a Portugal, França, Bélgica, Holanda, Itália, Alemanha, Turquia, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Venezuela, Equador e México. Também tinha ligações à Mafia calabresa (sul de Itália), conhecida por N'drangheta. 

* Um belo trabalho das forças de segurança.

.

Sem comentários: