Pedro Arroja,
o ultraliberal “esganiçado”
É pela Monarquia Absoluta. Admira Salazar, mas votou MDP/CDE nas primeiras eleições livres. Defende a compra de votos e “uma democracia sem partidos”. É a favor da liberalização do comércio das drogas e já quis privatizar os rios. Se os ricos governassem, diz, “não havia corrupção”. Quem é o economista que se atirou às “esganiçadas” do BE?
Chegou tarde a Deus, com passeios a Fátima incluídos. Mais rápido
chegou à imagem de ultraliberal “esganiçado”, parafraseando a expressão
que colou, na versão plural, às deputadas do Bloco num comentário no
Porto Canal. Subversivo e excêntrico, sempre ultrapassando as convenções
pela direita, o economista Pedro Arroja, 61 anos (Lisboa, 1954) não é,
apesar de tudo, de fácil catalogação. Se, por um lado, já lhe chamaram
“skinhead do liberalismo” e “parvenu do reacionarismo
monetarista” pelo radicalismo das ideias económicas, também já o viram e
ouviram criticar os neoconservadores americanos, contestar a moeda
única, defender a liberalização e comércio das drogas e insurgir-se
contra a administração fiscal autoritária, que, assinalou, nem sequer
poupa as casas das famílias endividadas. Um e-mail endereçado ao antigo
diretor-geral dos Impostos, Paulo Macedo, valeu-lhe uma queixa-crime. O
economista acusava a máquina fiscal de perseguir os cidadãos e de ser
gerida por “canalhas”.
Há algum tempo que o gestor de ativos e
patrimónios desaparecera da ribalta, mas na última terça, 10 (dia da
queda do Governo PSD/CDS), comentou as incidências políticas no Porto
Canal e voltou ao estilo que se lhe conhece. "Repare, aquelas
esganiçadas, sempre contra alguém ou contra alguma coisa"; afirmou,
referindo-se às deputadas do Bloco. E prosseguiu: "Aqui entre nós que
ninguém nos ouve, eu não queria nenhuma daquelas mulheres - já tenho
pensado - eu não queria nenhuma daquelas mulheres, nem dada. Nem dada!
Porquê? Porque eu não conseguiria com elas, com uma delas, com uma
mulher assim, construir uma comunidade, uma família. Elas estão sempre
contra alguém ou contra alguma coisa. E lá em casa só havia dois tipos
de pessoas, ou os filhos, ou o marido. O mais provável é que elas se
pusessem contra o marido. Todas as noites, todos os dias, durante o dia
no Parlamento, à noite com o marido: 'Porque tu é que tens a culpa
disto!'. Com o tempo ia-me pôr fora de casa... e eu saía! E eu saía! E
estou a imaginar o sentimento de alívio que sentiria nesse dia. 'Estou
livre! Estou livre dela!'”, concluiu, tendo gerado reações indignadas
nas redes sociais. O BE exigiu, entretanto, um “pedido de desculpas” ao
canal de televisão.
À VISÃO, o economista mandou dizer que dá o assunto
por encerrado.
“Quero lá saber que não me levem a sério”
Costuma
fazer orelhas moucas ao que dizem dele. E não dá importância às
catalogações. “Desde que esteja convencido, que tenha lido e estudado”,
para ele está tudo bem, defendeu-se, na Sábado.
Despreza, por
isso, os antigos colegas da Faculdade de Economia do Porto que, segundo
ele, escolheram sempre a “carreira política” ao invés das ideias.
E quais são as suas, de forma geral?
Pedro
Arroja é um devoto da Monarquia Absoluta, o regime que, segundo ele,
melhor respeita “a tradição portuguesa”. Em 200 anos, só reconhece um
estadista acima da média: António de Oliveira Salazar. Em ditadura,
“Portugal viveu um modelo de governação absolutamente excecional”,
escreveu na Vida Económica. Podíamos, pois, presumir que, nele,
não abunda grande consideração pela democracia. Mas é o próprio quem
atalha: “Já vivemos várias vezes em democracia e acabou sempre mal”,
referiu à VISÃO, em 2007. “O Portugal de Salazar, a Espanha de Franco e o
Chile de Pinochet foram exemplos de milagres económicos”, sustentou, na
mesma entrevista, com uma ressalva: não defende déspotas nem gostava,
claro, de ser morto a tiro. Apenas crê ser a opção autoritária a que
melhor se adapta à cultura nacional. “O País prosperou sempre mais com
regimes de autoridade”, insistiu.
O desencanto com a democracia começou
às primeiras luzes do “dia inicial inteiro e limpo” de que falava
Sophia. Nas primeiras eleições livres, ainda votou no MDP/CDE, de
esquerda. “Grande erro, grande asneira”. Arrependeu-se. Nunca mais
votou. Pelo menos, nas Legislativas. Só umas vezes, poucas, nas
autárquicas e para a Presidência da República. E já que vem a talhe de
foice, Cavaco Silva foi um dos que mais o desiludiu: “Deixou de ser fiel
à verdade”, reconheceu ao Expresso.
A democracia
entusiasma-o enquanto “invenção cristã” e “questão de fé”. Mas por aí se
fica. “O Papa é eleito democraticamente, mas não por sufrágio
universal. Imagine que o Papa era eleito pelo povo.
Já tinha aparecido
um demagogo que, em troca dos votos, oferecia viagens ao céu para
almoçar com Deus. Já não existia Papa”, ironizou. O direito a voto,
defendeu, só devia ser dado numa fase adiantada da vida. “Abaixo dos 35,
40 anos, ninguém. Como é que uma pessoa, aos 18, que nunca governou uma
casa, que vive à custa dos pais, a quem os pais não reconhecem,
qualquer validade de opinião para dar um conselho acerca de como se
governa uma casa, que não tem experiência de nada, vai participar na
governação de um País?”, questionou, nas páginas da VISÃO, justificando:
"Convém que saiba o que é subir e o que é mandar. Não acredito neste
sistema que põe a gaiatada a votar”. Eleger e ser eleito é, para Arroja,
uma aptidão indissociável de uma maturidade...trintona.
“Não deixaria
ocupar lugares públicos de decisão a ninguém com menos de 35, 40 anos”.
Ainda assim, preferia uma “democracia sem partidos”, resultantes,
segundo disse à RTP, “de uma evolução laica das seitas protestantes que
visam dividir as comunidades”. E quanto aos votos, melhor mesmo era
transacioná-los: “Quem objeta a que os ricos não governem só tem de
vender o seu voto (...) A maior parte dos que protestam, vendiam”, crê.
Para Arroja, não há dúvidas: “Se os ricos mandassem, não havia
corrupção”, afirmou à Sábado. Dito isto, a democracia só é
viável em países tipo Suécia e Alemanha, onde existe “uma cultura de
massas” e “é fácil chegar a consensos”. Sobra a ironia: “Para que a
democracia – que é o governo do povo – funcione é preciso, em primeiro
lugar, acabar com o povo (e substituí-lo por uma massa, tornando todos
iguais”.
As ideias do economista que trabalha numa vivenda virada
ao mar, na Foz do Douro, não fizeram propriamente escola, apesar das
ondas. Nem os palcos mediáticos – Expresso, DN, entre outros –
lhe trouxeram uma legião de admiradores. Pelo contrário: Arroja chegou
mesmo a colecionar resmas de cartas anónimas, pouco meigas, que recebia a
pretexto das suas opiniões. Em décadas, ele já defendeu a privatização
da maioria dos setores do Estado, dos tribunais, dos ministérios, dos
rios (no contexto da poluição do Ave) e até do ar (à boleia da “solução
dos cupões de poluição”). É contra a moeda única e acusou a democracia
de ter destruído “a autoridade natural”, ora porque, dantes, “o
professor podia pregar dois tabefes ao aluno” e, “agora, o aluno ganhou a
autoridade de pregar dois tabefes ao professor”. Na visão deste
economista, médicos, juízes, padres e chefes de família perderam, pois,
estatuto e dignidade. “E cabelos brancos”, já agora. Arroja, filho de um
contabilista e de uma modista, é contra subsídios de qualquer espécie.
Para ele, Portugal vive da “cunha” e sobreviveria melhor sem IRS ou IRC,
mantendo um único imposto, o IVA. Se somos um País em crise por
natureza isso é “culpa” da costela feminina. “A cultura de mulher
torna-nos grandes gastadores”, acredita. Descontado o pecado original, a
elas deve estar reservado “o modelo tradicional” da família católica.
“A função prioritária da mulher é cuidar dos filhos e, pelo menos,
enquanto eles são pequenos, só ocasionalmente ela trabalha fora de casa.
Compete ao homem auferir o rendimento que permita sustentar a família. O
dinheiro ganho pelo homem é depois entregue à mulher para que ela possa
satisfazer as necessidades da família”, proclama o tradicionalista –
neste caso, claro – Arroja. É para levar a sério? “Eu quero lá saber que
não me levem sério (...) Não me quero eleger para nada, não preciso de
agradar à opinião pública ou aos políticos”. Disse. A bem da nação,
presume-se.
IN "VISÃO"
13/11/15
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